Data de publicação: 24/01/2023

Atlantic Conferences: Winston Churchill, Madeira, and the Euro-Atlantic Alliance. Celebrating the 650th Anniversary of the Anglo-Portuguese Alliance

As Conferências do Atlântico são uma iniciativa conjunta da Presidência do Governo Regional da Madeira, da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Ocorrerá nos dias 27 e 28 de janeiro de 2023, no Museu de Imprensa-Madeira, concelho de Câmara de Lobos.

As Conferências do Atlântico enquadram-se no contexto da celebração da visita de Winston Churchill à Madeira, com a sua mulher Clementine. Na sua breve passagem pela ilha, Churchill dedicou parte do seu tempo a uma das suas maiores paixões: a pintura. Em janeiro de 1950, viajou para Câmara de Lobos, sete quilómetros a oeste do Funchal, num Rolls Royce da família Leacock. Num canto, à entrada da vila, instalou o cavalete e a tela, sentou-se e pintou a baía e o ilhéu. O fotógrafo Raul Perestrelo imortalizou o momento e, atualmente, o local é designado como Miradouro Winston Churchill.

Ao celebrar a visita de Churchill à Madeira, as Conferências do Atlântico pretendem revisitar o significado do seu compromisso com a tradição ocidental e europeia de liberdade sob a lei, que remonta a Atenas, Roma e Jerusalém; sendo também seu propósito revisitar – esperando entender melhor – o papel decisivo que Churchill atribuiu à Aliança Atlântica e à tradição marítima de liberdade entre os povos de língua inglesa na defesa do Ocidente.

Por uma feliz coincidência, nesta primeira edição das Conferências do Atlântico, será um o prazer acolher o 650º aniversário da Aliança Anglo-Portuguesa – a aliança mais antiga ainda em funcionamento no mundo.

Site do evento/Programa | Inscrições