Data de publicação: 13/09/2023
Ciclo de Conferências e Exposição "COLORUM Ilustração Científica: os Insetos nos Ecossistemas e a Inovação Pedagógica"
A Coleção de Insetos da UMa (UMACI) e a equipa interdisciplinar da Escola Secundária Francisco Franco (ESFF), constituída por docentes das áreas do Desenho A, Física e Química e Sociologia, um coletivo de professores e investigadores, dinamizadores do Projeto “AS POTENCIALIDADES DOS INSECTOS NOS ECOSSISTEMAS”, no ano letivo de 2022-2023, realizam a EXPOSIÇÃO | COLORUM e o CICLO DE CONFERÊNCIAS “ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA: OS INSETOS NOS ESCOSSISTEMAS E A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA”, na Universidade da Madeira.
O evento integra uma exposição de ilustrações de insetos dos alunos 11ºano de escolaridade, da Escola Secundária de Francisco Franco, do Curso das Artes Visuais, intitulada EXPOSIÇÃO | COLORUM, patente na UMa de 15 de setembro a 11 de outubro de 2023, e um ciclo de oito palestras a abrir o Evento COLORUM 2023, no dia 15 de setembro, na Sala do Senado, Piso -1; na UMa (Penteada).
A exposição é o resultado de um projeto de inovação pedagógica, que nasce de uma parceria entre a FEP, a Coleção de Insetos da Universidade da Madeira (UMACI) e a ESFF.
Este projeto interdisciplinar que versa “As Potencialidades dos insetos nos Ecossistemas” envolveu alunos do 12º ano da Química e de 11ºano das Artes e Ciências. As ilustrações dos insetos criadas pelos alunos das artes realçam a complexidade da criação da Ilustração Científica, onde se procura aliar o rigor anatómico do inseto à beleza artística, respeitando as técnicas de desenho trabalhadas academicamente, em contexto de sala de aula.
Os alunos das Ciências e Tecnologias, em atividades laboratoriais obtiveram o carmim, um corante natural produzido a partir da cochonilha (Dactylopius coccus), muito utilizado na alimentação e na medicina, tendo estes como objetivo último, a sua extração para utilização futura nas pinturas dos insetos a reproduzir. O projeto educa para a sustentabilidade e destaca a importância da conservação dos insetos como elementos indispensáveis ao equilíbrio dos ecossistemas e ao bem-estar humano.
As palestras afloram a importância da ilustração científica e o seu contributo na procura de soluções mais consentâneas com a natureza, reforçando seu importante papel na formação superior de médicos e biólogos, no processo da sua formação. Os alunos quando fazem as ilustrações, aprendem a descrever conceitos, pormenores e teorias complexas com maior clareza e rigor.
A arquitetura pedagógica e científica deste projeto permite a sua análise sob uma lente de inovação pedagógica, com o destaque sobre a potencialidade das novas práticas.
Clique aqui para aceder ao programa completo (ciclo de conferências e exposição)
Data de publicação: 11/12/2025
Palestra: A Engenharia Física e Computacional na indústria de alta tecnologiaData de publicação: 11/12/2025
Conferência: Narrativas do Atlântico: A Baleação nos Açores através dos Olhos dos ViajantesData de publicação: 09/12/2025
Conferência: Madeira Twin Cohort – a rich source of information on the role of genetic and environmental factors in human physiqueData de publicação: 09/12/2025
4º Temas de Histopatologia em Debate na UMaData de publicação: 05/12/2025
Congresso Internacional “500 anos do nascimento do Pe. Manuel Álvares, S.J.” - Chamada para ComunicaçõesData de publicação: 05/12/2025
Investigadoras da Universidade da Madeira participam na reunião transnacional de encerramento do projeto SPACESData de publicação: 04/12/2025
Sessão Pública: Prémio Fernando Albuquerque Gomes – Excelência na Investigação Científica em Ténis de MesaData de publicação: 04/12/2025
Data de publicação: 03/04/2025
Lá-Lá mimesis - Exposição de trabalhos de alunos de DesignData de publicação: 19/01/2022
História da Madeira séc. XXData de publicação: 16/12/2020
O Horizonte Europa e a Elaboração de Candidaturas a projetos Europeus - NOVA DATAData de publicação: 15/03/2021
Candidaturas aos CTeSP 2025/2026Data de publicação: 18/07/2025
Leituras de Verão 2020 - Sugestões do DLLC-FAHData de publicação: 23/07/2020
Dia Biológico da UEData de publicação: 23/09/0200
V Jornada - Insularidades | Experimentos. Travessias. ResiliênciaData de publicação: 07/12/2023