
Data de publicação: 13/09/2023
Ciclo de Conferências e Exposição "COLORUM Ilustração Científica: os Insetos nos Ecossistemas e a Inovação Pedagógica"
A Coleção de Insetos da UMa (UMACI) e a equipa interdisciplinar da Escola Secundária Francisco Franco (ESFF), constituída por docentes das áreas do Desenho A, Física e Química e Sociologia, um coletivo de professores e investigadores, dinamizadores do Projeto “AS POTENCIALIDADES DOS INSECTOS NOS ECOSSISTEMAS”, no ano letivo de 2022-2023, realizam a EXPOSIÇÃO | COLORUM e o CICLO DE CONFERÊNCIAS “ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA: OS INSETOS NOS ESCOSSISTEMAS E A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA”, na Universidade da Madeira.
O evento integra uma exposição de ilustrações de insetos dos alunos 11ºano de escolaridade, da Escola Secundária de Francisco Franco, do Curso das Artes Visuais, intitulada EXPOSIÇÃO | COLORUM, patente na UMa de 15 de setembro a 11 de outubro de 2023, e um ciclo de oito palestras a abrir o Evento COLORUM 2023, no dia 15 de setembro, na Sala do Senado, Piso -1; na UMa (Penteada).
A exposição é o resultado de um projeto de inovação pedagógica, que nasce de uma parceria entre a FEP, a Coleção de Insetos da Universidade da Madeira (UMACI) e a ESFF.
Este projeto interdisciplinar que versa “As Potencialidades dos insetos nos Ecossistemas” envolveu alunos do 12º ano da Química e de 11ºano das Artes e Ciências. As ilustrações dos insetos criadas pelos alunos das artes realçam a complexidade da criação da Ilustração Científica, onde se procura aliar o rigor anatómico do inseto à beleza artística, respeitando as técnicas de desenho trabalhadas academicamente, em contexto de sala de aula.
Os alunos das Ciências e Tecnologias, em atividades laboratoriais obtiveram o carmim, um corante natural produzido a partir da cochonilha (Dactylopius coccus), muito utilizado na alimentação e na medicina, tendo estes como objetivo último, a sua extração para utilização futura nas pinturas dos insetos a reproduzir. O projeto educa para a sustentabilidade e destaca a importância da conservação dos insetos como elementos indispensáveis ao equilíbrio dos ecossistemas e ao bem-estar humano.
As palestras afloram a importância da ilustração científica e o seu contributo na procura de soluções mais consentâneas com a natureza, reforçando seu importante papel na formação superior de médicos e biólogos, no processo da sua formação. Os alunos quando fazem as ilustrações, aprendem a descrever conceitos, pormenores e teorias complexas com maior clareza e rigor.
A arquitetura pedagógica e científica deste projeto permite a sua análise sob uma lente de inovação pedagógica, com o destaque sobre a potencialidade das novas práticas.
Clique aqui para aceder ao programa completo (ciclo de conferências e exposição)
Data de publicação: 27/06/2025
Sessão de Informação "Programas de Estágios Profissionais do IEM, IP-RAM"Data de publicação: 27/06/2025
Dia Internacional CONTRA O ABUSO e o TRÁFICO ILÍCITO DE DROGAS - Espaço Saúde +Data de publicação: 26/06/2025
Reitor da UMa recebe participantes de projeto intergeracionalData de publicação: 26/06/2025
Dia Internacional do Yoga - Espaço Saúde +Data de publicação: 20/06/2025
Projeto MathIAData de publicação: 18/06/2025
Formação Docentes e PTAG - UMa: Universidade 4.0: Estratégias Inteligentes para Atrair a Geração DigitalData de publicação: 18/06/2025
Exposições Finalistas 25 e "grafia & som" - Licenciatura em Artes VisuaisData de publicação: 18/06/2025
Data de publicação: 10/12/2024
José Sílvio Moreira Fernandes eleito Reitor da UMa para o quadriénio 2025-2029Data de publicação: 18/03/2025
Renovação de inscrição 2023/2024Data de publicação: 26/07/2023
Candidaturas aos Doutoramentos 2024/2025Data de publicação: 05/04/2024
Formação Docentes e PTAG - UMa: Universidade 4.0: Estratégias Inteligentes para Atrair a Geração DigitalData de publicação: 18/06/2025
Conferência: De mãos dadas na prevenção da violência de géneroData de publicação: 03/11/2023
Concurso para o Estudante Internacional 2024/2025 - LicenciaturasData de publicação: 11/03/2024
Topics in Linguistics and related fields: projects and research avenuesData de publicação: 25/10/2021