Data de publicação: 03/04/2024

Conferência: A importância da História para o estudo da Política, com um exemplo concreto

Conferência: Rui Ramos“A importância da História para o estudo da política, com um exemplo concreto” 

12 de Abril, 16h45, Sala do Senado (Campus Universitário da Penteada - UMa) 

Aberta a todos os interessados, esta iniciativa está inserida nas atividades da Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais 2023-2024, programa avançado que envolve a Universidade da Madeira e a Universidade Católica Portuguesa. A sessão será moderada pela Prof.ª Doutora Maria Benedita Câmara (FCS). 

Rui Ramos é licenciado em história pela Universidade Nova e doutorado em Ciência Política pela Universidade de Oxford. Atualmente, é Investigador Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Tem exercido a docência como Professor Convidado em diversas universidades, tendo-se especializado na história política e cultural de Portugal dos séculos XIX e XX. 

É autor de artigos publicados em revistas científicas portuguesas e estrangeiras, e de vários livros, entre os quais A Segunda Fundação, volume VI da História de Portugal dirigida por José Matoso (1994), João Franco e o Fracasso do Reformismo Liberal (2001), e a Biografia D. Carlos, na série dos Reis de Portugal (2006). Foi ainda um dos coordenadores da obra em três volumes Dicionário Biográfico Parlamentar. A Monarquia Constitucional (2004-2005).  

Todas estas dimensões foram reconhecidas em prémios como o D.Dinis em 2009 conjuntamente com Bernardo de Vasconcelos e Sousa e Nuno Gonçalo Monteiro pela obra História de Portugal e na atribuição em 2013 do grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique que visa distinguir a prestação de serviços relevantes a Portugal, na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores.