Data de publicação: 24/11/2025

Conferência: Caminhos Globais: Histórias Portuguesas na Era da Globalização

O Conselho de Cultura da Universidade da Madeira acolhe, no próximo dia 3 de dezembro, às 16h00, na Sala do Senado, no piso -2 do Campus Universitário da Penteada, a conferência “Caminhos Globais: Histórias Portuguesas na Era da Globalização”.

A conferência será proferida por Marta Henriques Pereira, especialista em políticas públicas, diplomacia, governação, paz e segurança, com mais de duas décadas de experiência internacional e autora do livro Caminhos Globais. Portugueses que fazem a diferença pelo mundo. A apresentação e moderação estarão a cargo do Professor Doutor Joaquim Pinheiro, docente da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira.

O programa da conferência integra igualmente a participação online de vários profissionais portugueses em atividade em diversos em contextos internacionais, enriquecendo o debate com perspetivas e experiências de terreno. Entre os nomes confirmados estão João Merencio, Chefe da Cadeia de Suprimentos (Head of Supply Chain), a partir das Filipinas; Cláudia Amaral, da empresa ECHO, desde Lisboa; Andréia Fausto, Diretora de Sistemas Alimentários e Mudanças Climáticas no WFP/PAM, a partir da Somália.

O livro Caminhos Globais. Portugueses que fazem a diferença pelo mundo, que motiva esta conferência, reúne testemunhos de portugueses que, através das suas carreiras em organismos internacionais, projetam Portugal no mundo e traduzem um impacto concreto da globalização. A obra explora como a mobilidade, a interdependência e as redes de talento moldam, não só percursos individuais, mas também a projeção de Portugal no mundo.

Mais do que apresentar uma visão abstrata da globalização Caminhos Globais. Portugueses que fazem a diferença pelo mundo revela experiências vividas: negociar em Nova Iorque, trabalhar em Bruxelas, mediar em África ou representar na Ásia. Caminhos Globais propõe uma reflexão sobre a globalização como campo de desafios e oportunidades, em que diplomacia, conhecimento e cultura portuguesa têm um papel ativo e transformador.

A conferência será transmitida em direto através do canal regional “Na Minha Terra”. O livro Caminhos Globais. Portugueses que fazem a diferença pelo mundo poderá ser adquirido no local.