Data de publicação: 04/12/2024
Conferência: Curadoria independente: como escapar (ligeiramente) à precariedade
Esta iniciativa irá realizar-se no Anfiteatro 1 (Campus da Penteada), entre as 16h00 e as 17h30, e será proferida por Adonay Bermúdez (Comissário).
A conferência oferece uma leitura do papel dos curadores hoje em dia e uma análise das suas relações diretas com o público, os artistas e as instituições. Além disso, são apresentadas as diferentes formas de abordar os projectos nas esferas pública e privada e as ferramentas para lidar com os diferentes modelos de financiamento (e a sua validade ou não no sistema artístico atual): financiamento direto, financiamento indireto, autofinanciamento, projectos realizados gratuitamente e intercâmbios. Mostra também como realizar e exigir boas práticas, como abordar um projeto em todas as suas etapas (pesquisa preliminar, preparação e apresentação da proposta, contrato, escolha de artistas, plano ou textos) e como analisar o feedback de uma exposição.
A conferência é aberta ao público geral sendo de particular interesse para Estudantes de Artes Visuais do Ensino Superior e Secundário, Artes e Humanidades, História da Arte, docentes, artistas, músicos, agentes culturais, críticos, comissários.
SOBRE ADONAY BERMÚDEZ
Adonay Bermúdez (Lanzarote, Espanha, 1985). Foi curador de exposições para o Museo Nacional de Costa Rica, CAAM (Espanha), DA2 de Salamanca (Espanha), Artpace San Antonio (Texas, EUA), MUDAS - Museu de Arte Contemporânea da Madeira (Portugal), Museo de Arte Moderno Chiloé (Chile), Centre del Carme (Espanha), Centro de Cultura Digital (México), TEA Tenerife Espacio de las Artes (Espanha) ou Centro de Arte Contemporáneo de Quito (Equador), entre outros. Foi diretor do Festival Internacional de Videoarte “Entre islas” (2014-2017), curador convidado do PlanoLisboa 2016 (Portugal), curador em 2018 do Mês de Arte Contemporânea em San Antonio (EUA), curador do INJUVE 2022 (Governo de Espanha) e diretor artístico da XI Bienal de Arte de Lanzarote (Espanha). Publicou três livros e artigos para diferentes meios de comunicação, sendo atualmente crítico de arte do ABC Cultural. Leccionou no MACRO Museo d'Arte Contemporanea di Roma (Itália), na Universidad Complutense de Madrid (Espanha), na E.N.P.E.G. La Esmeralda (México) ou na Universidad de La Laguna (Espanha) e recebeu várias bolsas de investigação no México, Equador, Colômbia, EUA ou Espanha.
www.adonaybermudez.com
Data de publicação: 21/01/2026
UMa mobiliza a Madeira para a salvaguarda das tradições do seu vinhoData de publicação: 20/01/2026
Colóquio Internacional Aprendizagens Emergentes, Diversidade e Inclusão para o Século XXI e II Seminário Internacional Abdias NascimentoData de publicação: 19/01/2026
Estudante e Docentes da UMa distinguidos com Best Paper Award no ITC 25Data de publicação: 14/01/2026
Workshop: Métodos de estudo no Ensino SuperiorData de publicação: 14/01/2026
Seminário Saberes e Fazeres DocentesData de publicação: 14/01/2026
XXI Colóquio CIE-UMa & I Congresso Internacional de EducaçãoData de publicação: 12/01/2026
II Seminário Internacional e V Workshop de Cuidados PaliativosData de publicação: 09/01/2026
Data de publicação: 03/05/2023
Conferência: Ecologia Integral: desafios emergentes de um paradigmaData de publicação: 10/01/2025
Palestra: Nuclear ou renováveis? Falso dilemaData de publicação: 02/05/2024
Aula Aberta: Proposta de reflexões sobre identidade nos romances históricos de João dos Reis GomesData de publicação: 16/04/2025
UMa congratula Jéssica Rodrigues e Alípio Silva pela medalha de Ouro no Campeonato do mundo júnior em patinagem no geloData de publicação: 18/02/2025
Candidatura a Reingresso e Mudança Instituição/Curso nas Licenciaturas 2022/2023 - Época SuplementarData de publicação: 30/09/2022
Seminário Temático: Tópicos de Investigação em Estudos Regionais e LocaisData de publicação: 21/02/2025
UMa mobiliza a Madeira para a salvaguarda das tradições do seu vinhoData de publicação: 20/01/2026