Data de publicação: 31/10/2022
Conferência: Futebol e Otimização do Rendimento Desportivo
“Futebol e Otimização do Rendimento Desportivo” é o tema da conferência que vai juntar, dia 14 de novembro, na Universidade da Madeira, estudantes, académicos, treinadores e outros profissionais das áreas do desporto e da atividade física.
Após a abertura da conferência, às 09h, no Auditório da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas, Hugo Sarmento, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, irá abordar o tema “Geração de Ouro – O Caminho para o Sucesso do Futebol Português”. Por sua vez, Leonardo Jardim, Treinador do Shabab Al Ahli, vai incidir a sua intervenção sobre “Empirismo e Ciência no Futebol”; e Krzysztof Przednowek, da Universidade de Rzeszów, vai falar sobre “Tecnologias Computacionais Aplicadas ao Rendimento Desportivo”
Depois segue-se a mesa-redonda “Problemáticas do Futebol, com a participação de Filipe Cândido, Treinador do Clube Desportivo Nacional; Nelson Jardim, Treinador do Marítimo da Madeira - Futebol SAD; e de Paulo Fidalgo, Treinador do Marítimo Madeira Andebol SAD. A moderação estará a cargo de Rui Mâncio, Formador da Federação Portuguesa de Futebol.
Antes da pausa para almoço, Rui Garcia, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, irá abordar a “Ética no Alto Rendimento”.
A seguir ao almoço, o programa da conferência contempla o Simpósio “Marítimo Training Lab”, com a participação de Élvio Rubio Gouveia, Cíntia França e Francisco Martins, da Universidade da Madeira e Instituto de Tecnologias Interativas; de Francisco Santos e Romualdo Caldeira, da Universidade da Madeira; e de Carolina Saldanha e José Paiva, da Universidade de Coimbra.
Ao simpósio seguem-se dois workshops, dedicados à discussão das “Potencialidades da Utilização do GPS no Desporto”, por Alberto Silingardi, da StatSports; e das “Aplicações em Realidade Virtual e Aumentada no Treino Desportivo, por Louis Michael, do Instituto de Tecnologias Interativas.
A participação no evento requer inscrição, até dia 13 de novembro, através do preenchimento do formulário disponível em https://tinyurl.com/yj6xj2zd.
Clique aqui para aceder ao programa | Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens.
Data de publicação: 27/01/2026
Matemática Básica 2026Data de publicação: 27/01/2026
Cerimónia da Lamparina 2025-2026Data de publicação: 26/01/2026
X Simpósio da Escola Superior de Saúde da UMa - Promoção de Comportamentos Saudáveis nos JovensData de publicação: 26/01/2026
Abertura do Concurso para Bolsas de Incentivo ao Acesso ao Ensino Superior – FOSTEAM@SOUTHData de publicação: 22/01/2026
Conferência Internacional: Football is Medicine 2026Data de publicação: 21/01/2026
UMa mobiliza a Madeira para a salvaguarda das tradições do seu vinhoData de publicação: 20/01/2026
Colóquio Internacional Aprendizagens Emergentes, Diversidade e Inclusão para o Século XXI e II Seminário Internacional Abdias NascimentoData de publicação: 19/01/2026
Data de publicação: 14/03/2025
Estudantes de Engenharia Civil visitam obras de reabilitaçãoData de publicação: 02/05/2024
Madeira Fantastic FilmFest 2023Data de publicação: 03/03/2023
Descobrir os Dramaturgos Madeirenses e a Coleção Baltazar DiasData de publicação: 11/03/2024
Mesa-Redonda: A Europa e os seus desafios: Cultura, Saúde e Turismo - ALTERAÇÃO HORAData de publicação: 10/01/2022
Concurso para atribuição de bolsa de investigação para doutoramento em QuímicaData de publicação: 12/10/2022
Topics in Linguistics and Interdisciplinary Approaches #2 2025Data de publicação: 18/03/2025
Candidaturas aos CTeSP 2024/2025Data de publicação: 15/07/2024