Data de publicação: 23/05/2023

Conferência Internacional Projeto Europeu SoMovED (Multiplier Event): como ensinar em "movimento" da sala-de-aula?

A Universidade da Madeira (UMa) realiza a 30 de maio a Conferência Internacional, subordinada ao tema “Social Education on the Move: Multiplier Event”.

O evento, que irá decorrer no Edifício da Reitoria, integra o SoMovED, um projeto europeu financiado pelo programa Erasmus+, que procura introduzir ideias inovadoras no ensino, particularmente com o desenvolvimento de atividades “em movimento”, ou seja, atividades fora da sala-de-aula. Neste sentido, o projeto procura desenvolver, implementar e disseminar inovação através da introdução do “MOBILE SOCIAL EDUCATION (MmsED) MODEL” no ensino superior. A sua caraterística principal é organizar os processos educativos em movimento, fora das “paredes” da universidade em colaboração com a comunidade (cidadãos, instituições, ativistas, entre outros). O SoMovED reúne 11 parceiros de 10 países (Croácia, República Checa, França, Itália, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Turquia e Reino Unido), sendo liderado pela Universidade de Zielona Gorá (Polónia). Na Universidade da Madeira, integram a equipa do projeto Margarida Pocinho e Soraia Garcês, do Departamento de Psicologia, da Faculdade de Artes e Humanidades.

A abertura da conferência está marcada para as 9:30 horas, e vai contar com a presença do Reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Moreira Fernandes; do Diretor Regional da Educação, Marco Gomes; do Presidente do Faculdade de Artes e Humanidades, Joaquim Pinheiro; e da Coordenadora do Projeto SoMovED em Portugal e Docente da UMa, Margarida Pocinho.     
Segue-se a apresentação do SoMovED, da ideia à prática, da ciência à experiência, incluindo testemunhos de alunos e professores, e finaliza, às 17h00, com um workshop “outdoor” sobre inovação na educação: como aprender fora e dentro das salas de aula.

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, apenas sujeita a inscrição prévia, a efetuar através do preenchimento formulário disponível no sítio https://tinyurl.com/4k796hfd, até 29 de maio.

Clique aqui para aceder ao programa | Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens