Data de publicação: 08/04/2026
Conferências isUP-Agro: Agregar valor aos subprodutos da agricultura e da cadeia alimentar
De 13 a 17 de abril, a Universidade da Madeira (UMa) será o palco da quarta ação de formação integrada no projeto europeu isUP-AgrO – Unlocking the Potential for Agricultural Research on an EU Outmost Region: boosting ISOPlexis Centre. A iniciativa, intitulada “Add value to agriculture and food chain by-products”, será conduzida por investigadores da Universidade de Parma, Itália, parceiros de excelência deste projeto. A formação destina-se a investigadores do Centro ISOPlexis – Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar da UMa, bem como a técnicos e estudantes com interesse na área.
O primeiro dia será dedicado a um ciclo de conferências, com as apresentações “UNIPR presentation and research lines at the Department of Food and Drug, Food Chemistry Unit”, “Protein recovery from agro-industrial residues: European funded case studies”, “Ten years of research on dietary fibre at UNIPR” e “Insect bioconversion of food by-products” que abordarão as mais recentes linhas de investigação europeia nestes domínios.
Coordenado pela Universidade da Madeira, o projeto isUP-AgrO tem como objetivo consolidar o ISOPlexis como uma referência europeia em investigação aplicada à Agricultura Sustentável e à Tecnologia Alimentar. O consórcio envolve dois centros de investigação de renome internacional,o IRNAS-CSIC, de Espanha, e a Universidade de Parma, de Itália, bem como a empresa portuguesa de inovação Saturntech.
O projeto conta ainda com a colaboração e apoio de várias entidades e parceiros regionais, destacando-se a Unidade de Implementação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente e a Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente. Para cumprir os seus objetivos, o isUP-AgrO promove uma ampla estratégia de partilha de conhecimento e capacitação, que inclui investigação conjunta, intercâmbio de especialistas, ações de formação, escolas de verão, workshops, um simpósio internacional e participação em conferências e atividades de divulgação científica.
A participação nas conferências requer inscrição prévia, através do preenchimento do formulário disponível
.
Data de publicação: 05/06/2026
Prémios de Incentivo à Investigação Científica 2026Data de publicação: 03/06/2026
UMa e ADRAM estabelecem parceria para reforçar o estudo e a investigação em Direito RegionalData de publicação: 03/06/2026
Dia Mundial de Ação contra as Perturbações do Comportamento AlimentarData de publicação: 02/06/2026
"Vestíveis", de Tales Frey, em ação performativa coletiva com estudantes finalistas da Licenciatura em Artes VisuaisData de publicação: 02/06/2026
Curso básico de Electrospinning para BioquímicosData de publicação: 02/06/2026
2.ª Edição do UMa Science DaysData de publicação: 29/05/2026
Dia mundial da saúde digestivaData de publicação: 29/05/2026
Data de publicação: 08/07/2025
Programa de bolsas Santander Inspira-te - 2.ª EdiçãoData de publicação: 27/01/2022
Acolhimento aos Novos Estudantes da Universidade da MadeiraData de publicação: 13/09/2023
I Jornadas de Ciências da Educação: Identidade e ProfissionalidadeData de publicação: 08/05/2026
Projeto HOST EG chega à sua fase de conclusão com impacto significativo na formação e empregabilidadeData de publicação: 28/05/2026
12º Encontro Anual do CQMData de publicação: 17/06/2025
Exposição: Hic Et Nunc. Ideias, orientações, geografias e desvios, con(in)fluências entre a prática criativa e o campo pedagógicoData de publicação: 16/04/2026
Licenciaturas 2021/ 2022 - Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (3.ª Fase)Data de publicação: 08/07/2021