
Data de publicação: 02/05/2023
Congresso: Madeira um jardim Atlântico de Raridades
A Universidade da Madeira, a Associação de Colecções – Coleção Berardo e a Associação Oceano Atlântico, promovem um Congresso intitulado MADEIRA: um jardim Atlântico de raridades, entre os dias 25 e 26 de maio, no auditório do Colégio dos Jesuítas, Funchal.
O Congresso, organizado pelo Grupo de Botânica da Madeira (GBM) conta com a participação de investigadores afiliados à Universidade da Madeira, bem como de outros centros de investigação nacionais e internacionais, destacando-se a investigadora Doutora Vanessa M. Handley, do Montgomery Botanical Center (Flórida, EUA), reconhecida especialista mundial de Cicas.
Como complemento às conferências, haverão visitas de campo, orientadas pelos oradores, com visita ao Rabaçal / 25 Fontes (25 de maio, tarde) para ver in loco uma população de Mocano (Pittosporum coriaceum) e ao Monte Palace Madeira – Tropical Garden (26 de maio, manhã), para observação e estudo da coleção de Cicas em exposição neste espaço.
Esta iniciativa surge no seguimento da assinatura de um protocolo de colaboração entre a Universidade da Madeira e a Associação de Colecções, em setembro de 2022, com vista ao levantamento e documentação em base de dados, a disponibilizar à comunidade científica e civil, de todo o espólio botânico do Monte Palace Madeira. Esta ação, com coordenação científica do Professor Doutor Miguel Menezes de Sequeira, do GBM – Universidade da Madeira, inclui outros investigadores afiliados a Universidades e Centros de Investigação, nacionais e internacionais, dada a diversidade do Jardim Tropical.
Salienta-se ainda a participação do Doutor João Canning-Clode, investigador principal do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Unidade Regional de Investigação afiliada à ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação com a qual a Associação Oceano Atlântico celebrou um protocolo de apoio à investigação, em dezembro de 2022.
Pretende-se com este Congresso promover a idiossincrasia do Património Natural presente na Região Autónoma da Madeira, endémico ou colecionista, chamando ainda a atenção para a sua fragilidade e necessidade de preservação. Estas ações de divulgação de conhecimento são cada vez mais, necessariamente, globais, fruto da problemática da conservação da biodiversidade a nível mundial.
O Monte Palace Madeira – Tropical Garden, possui uma coleção muito importante de cicas raras, algumas extintas na natureza, que assume hoje em dia uma enorme relevância na conservação deste grupo de plantas.
No seguimento do Congresso, será inaugurada a 27 de maio, no Colégio dos Jesuítas, uma exposição com ilustrações científicas originais, intitulada Viagem ao mundo das Cicas, da autoria de Douglas Goode, artista Sul-Africano (n. 1944). A exposição, com entrada gratuita, ficará patente ao público até 31 de agosto.
As conferências e as visitas ao Monte Palace Madeira e ao Rabaçal / 25 Fontes, são sujeitas a inscrição, sendo cobrado um valor de 15€ por pessoa. A visita ao Rabaçal / 25 Fontes inclui transporte.
Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens
Data de publicação: 29/09/2023
Inscrição em Unidades Curriculares Singulares (1º semestre) 2023/2024Data de publicação: 28/09/2023
Candidatura a Reingresso 2023/2024 - Época SuplementarData de publicação: 26/09/2023
Curso de Português Língua Não Materna 2023/2024Data de publicação: 04/09/2023
Candidaturas às Bolsas de Incentivo integradas nos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adulto do PRR” a partir de 15 de agostoData de publicação: 03/08/2023
Visita de estudo alunos do CTeSP em Construção CivilData de publicação: 18/04/2023
UMa InvestigaData de publicação: 28/11/2022
Candidaturas a Mestrado 2022/23 - FCS - GestãoData de publicação: 07/07/2022
Data de publicação: 23/01/2020
Candidaturas para estudantes internacionais 2023/2024Data de publicação: 24/01/2023
Tabela Periódica Humana abre Ano Internacional da Tabela PeriódicaData de publicação: 22/01/2019
30.º Aniversário da UMaData de publicação: 21/01/2019
Curso de Formação: Comunicar em PúblicoData de publicação: 17/05/2022
Answering Big Questions with Small LandmassesData de publicação: 28/12/2018
Universidade da Madeira e Associação de Coleções assinam protocoloData de publicação: 05/09/2022
Curso Livre Eletrónica no VerãoData de publicação: 21/06/2019