Data de publicação: 23/05/2024

Curta de antigo estudante da UMa vence Prémio de "melhor filme" no Cinedita 24

A curta-metragem de animação “The fisherman and the devil”, de Vítor Mendonça, antigo estudante da Universidade da Madeira, venceu o Prémio de "melhor filme" no Cinedita 24 – Festival de Curtas de Arganil, na categoria Animação (Portugal), numa cerimónia que decorreu no passado dia 17 de maio, no Espaço Multiusos da Cerâmica Arganilense.
 
A curta-metragem vencedora integrou uma dissertação do curso de Mestrado em Design e Media Interativos da Universidade da Madeira, intitulada: “The fisherman and the devil: an artistic short film based on a folklore tale from Madeira island using interdisciplinary animation techniques”, com a colaboração da Licenciatura em Artes Visuais do Departamento de Arte e Design. O trabalho de mestrado foi orientado pelo Prof.º Doutor Pau Pascual Galbis e coorientado pelo Prof.º Doutor Sergi Bermúdez i Badia.
 
Na categoria de animação ainda concorriam “Boxed”, de Raquel Amorim (Escola Artística Soares dos Reis), “Liberdade de Abril”, Curso de Arte e Multimédia (Agrupamento de Escolas de Arganil), “Running Away”, de Francisco Azevedo (Universidade da Beira Interior), “Conquista”, Curso de Desporto (Escola Básica e Secundário Dr. Machado de Matos), “Doors”, de José Assembleia (Escola Artística Soares dos Reis), e “My Dad’s a Clown”, de Enzo Oliveira (Escola Artística Soares dos Reis). 
 
O CINEDITA - Festival de Curtas de Arganil é um festival de divulgação de curtas-metragens de âmbito académico, ensino secundário e superior, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Arganil, com o apoio da Câmara Municipal de Arganil.