Data de publicação: 06/07/2021

Data Challenge: há 75 mil euros em prémios para melhores soluções na área dos dados

Programa conta com a colaboração de seis empresas e sete Universidades

Arrancou no passado dia 15 de julho o Data Challenge, programa que vai apoiar ideias de negócio que desenvolvam soluções para os desafios da indústria na área dos dados. Organizado pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e pelo UC Business da Universidade de Coimbra, o programa é promovido pelo Santander Universidades.

Altice, Bluepharma, Bosch, Prozis, Santander e Sogrape vão apresentar desafios de gestão, valorização e segurança de dados em seis áreas distintas: telecom, indústria farmacêutica, cidades inteligentes, eCommerce, banca/seguros e cadeia de abastecimento, respetivamente. Ao longo do programa, os participantes vão trabalhar nestes desafios e desenvolver ideias de negócio que os tentem solucionar.

Aberto a estudantes, investigadores e recém-licenciados provenientes de qualquer Universidade e Instituto Politécnico do País, o Data Challenge procura participantes de todas as áreas do conhecimento, desde as humanidades e artes às ciências e engenharias.

Os prémios do Data Challenge ascendem os 75 mil euros. Para além de um prémio pecuniário de 2,500€, o vencedor de cada área tem acesso a incubação – durante 4 meses – numa das estruturas de incubação parceiras e a uma formação em temas associados a inteligência artificial da I2A2- Institut d'Intelligence Artificielle Appliquée, no valor de 10.000€.

Durante o programa, que vai decorrer de outubro a dezembro, os participantes vão ter a oportunidade de assistir a sessões de partilha de casos reais de captação e utilização de dados nas empresas, receber mentoria dedicada ao desenvolvimento da ideia de negócio e frequentar workshops focados no desenvolvimento da proposta de valor e estrutura do pitch. O programa contempla, ainda, a dinamização de master classes abertas ao público, com experts académicos e empresariais sobre temas críticos na área dos dados.

 “Faz parte das iniciativas do Santander Universidades promover a proximidade entre o meio académico e as empresas, o Data Challenge vai exatamente nesse sentido. É um projeto win-win para os vários intervenientes, incentivando inovação e espírito empreendedor.”, revela Sofia Frére, responsável do Santander Universidades em Portugal.

O incentivo à inovação e estimulação de novos modelos de negócio é reforçado por Maria Oliveira, diretora de negócio da UPTEC, que vê o programa como "uma porta aberta para a implementação de soluções em contexto empresarial. Construir pontes entre o conhecimento das Universidades e a indústria é essencial no processo de geração de novas ideias e inovação.”, destaca.

Segundo Nuno Mendonça, Coordenador do UC Business - Gabinete de Transferência de Tecnologia da Universidade de Coimbra, “Mais do que um programa de apoio a ideias de negócio, o Data Challenge afirma-se como um verdadeiro desafio às empresas e empreendedores, criando valor a partir de dados até agora subaproveitados - criação esta a partir de informação disponível a todos, mas que apenas alguns poderão ascender à sua valorização, através da oportunidade de participação neste programa inovador e único no país.”, reforça.

Este programa conta com a colaboração de seis empresas e sete Universidades, cuja participação ativa pretende contribuir para a resolução de problemas, através abordagens centradas em dados. Entre os parceiros académicos constam a Universidade Beira Interior, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade Nova Lisboa, Universidade da Madeira, Universidade do Porto e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

As candidaturas ao Data Challenge abrem a 30 de agosto, mas os potenciais candidatos já  podem manifestar interesse através do website do programa. A participação no programa é gratuita e há mais de 75 mil euros em prémios para as melhores soluções de valorização de dados da indústria.