
Data de publicação: 30/08/2021
Data Challenge: 2ª call aberta até 24 de outubro
Data Challenge procura estudantes e recém-licenciados com soluções na área dos dados
O programa é gratuito e os prémios ascendem aos 75 mil euros
Criar condomínios autónomos, soluções que melhorem a saúde ambiental, abordagens não convencionais de marketing em e-commerce, novas estratégias para descentralização dos ensaios clínicos, soluções de crédito com base em digital lifestyle e social media ou ferramentas que permitam calcular a pegada de carbono de uma cadeia de abastecimento. Estes são alguns dos 20 desafios do Data Challenge, programa que vai apoiar ideias de negócio que desenvolvam soluções de gestão, valorização e segurança de dados. A 2ªcall do programa está a receber candidaturas até 24 de outubro.
Organizado pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e pelo UC Business da Universidade de Coimbra, o Data Challenge é promovido pelo Santander Universidades. Com a parceria de sete Universidades portuguesas, o programa conta com 20 de desafios de seis empresas que atuam em áreas distintas: Altice labs (Telecom), Bluepharma (indústria farmacêutica), Bosch Intelligent Buildings (edifícios inteligentes), Prozis (eCommerce), Santander (banca/seguros) e Sogrape (cadeia de abastecimento).
O Data Challenge procura estudantes, investigadores e recém-licenciados provenientes de qualquer área de formação e Universidade/Instituto Politécnico do País. Ao ingressar neste programa gratuito de empreendedorismo, os participantes vão ter a oportunidade de interagir com as empresas parceiras e contribuir para a resolução de desafios reais da indústria.
As soluções vencedoras de cada área do Data Challenge recebem, no total, 75 mil euros em prémios: um prémio monetário de 2.500€, acesso a incubação – durante 4 meses – numa das estruturas de incubação parceiras e uma formação em temas associados a inteligência artificial da I2A2- Institut d'Intelligence Artificielle Appliquée, no valor de 10.000€.
Com o intuito de potenciar a criação de novos negócios baseados na valorização dos dados, o programa do Data Challenge – que decorre de outubro a dezembro –, contempla sessões de partilha de casos reais de captação e utilização de dados nas empresas, momentos de mentoria dedicada ao desenvolvimento da ideia de negócio e workshops focados no desenvolvimento da proposta de valor e estrutura do pitch. Do plano fazem parte, ainda, master classes sobre temas críticos na área dos dados que serão conduzidas por especialistas académicos e empresariais.
O Data Challenge conta com a colaboração de seis empresas e sete Universidades, cuja participação ativa pretende contribuir para a resolução de problemas, através de abordagens centradas em dados. Entre os parceiros académicos constam a Universidade Beira Interior, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade Nova Lisboa, Universidade da Madeira, Universidade do Porto e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
O Data Challenge está a receber candidaturas até 24 de outubro e devem ser submetidas no website do programa. A participação no programa é gratuita e há mais de 75 mil euros em prémios para as melhores soluções de valorização de dados da indústria.
Data Challenge procura estudantes e recém-licenciados com soluções na área dos dados
Os prémios deste programa gratuito ascendem aos 75 mil euros.
Criar condomínios autónomos, soluções que melhorem a saúde ambiental, abordagens não convencionais de marketing em e-commerce, novas estratégias para descentralização dos ensaios clínicos, soluções de crédito com base em digital lifestyle e social media ou ferramentas que permitam calcular a pegada de carbono de uma cadeia de abastecimento. Estes são alguns dos 20 desafios do Data Challenge, programa que vai apoiar ideias de negócio que desenvolvam soluções de gestão, valorização e segurança de dados. As candidaturas estão abertas até 3 de outubro.
Organizado pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e pelo UC Business da Universidade de Coimbra, o Data Challenge é promovido pelo Santander Universidades. Com a parceria de sete Universidades portuguesas, o programa conta com 20 de desafios de seis empresas que atuam em áreas distintas: Altice labs (Telecom), Bluepharma (indústria farmacêutica), Bosch Intelligent Buildings (edifícios inteligentes), Prozis (eCommerce), Santander (banca/seguros) e Sogrape (cadeia de abastecimento).
O Data Challenge procura estudantes, investigadores e recém-licenciados provenientes de qualquer área de formação e Universidade/Instituto Politécnico do País. Ao ingressar neste programa gratuito de empreendedorismo, os participantes vão ter a oportunidade de interagir com empresas parceiras e contribuir para a resolução de desafios reais da indústria.
As soluções vencedoras de cada área do Data Challenge recebem, no total, 75 mil euros em prémios: um prémio monetário de 2,500€, acesso a incubação – durante 4 meses – numa das estruturas de incubação parceiras e uma formação em temas associados a inteligência artificial da I2A2- Institut d'Intelligence Artificielle Appliquée, no valor de 10.000€.
Com o intuito de potenciar a criação de novos negócios baseados na valorização dos dados, o programa do Data Challenge – que decorre de outubro a dezembro –, contempla sessões de partilha de casos reais de captação e utilização de dados nas empresas, momentos de mentoria dedicada ao desenvolvimento da ideia de negócio e workshops focados no desenvolvimento da proposta de valor e estrutura do pitch. Do plano fazem parte, ainda, master classes sobre temas críticos na área dos dados que serão conduzidas por especialistas académicos e empresariais.
O Data Challenge conta com a colaboração de seis empresas e sete Universidades, cuja participação ativa pretende contribuir para a resolução de problemas, através de abordagens centradas em dados. Entre os parceiros académicos constam a Universidade Beira Interior, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade Nova Lisboa, Universidade da Madeira, Universidade do Porto e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
As candidaturas ao Data Challenge estão abertas até 3 de outubro e devem ser submetidas no website do programa. A participação no programa é gratuita e há mais de 75 mil euros em prémios para as melhores soluções de valorização de dados da indústria.
Data de publicação: 16/09/2025
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2025 - 3.ª faseData de publicação: 15/09/2025
Mensagem à Comunidade Académica - Ano Letivo 2025/26 | 37º AniversárioData de publicação: 13/09/2025
Dia Europeu da Ação contra a Enxaqueca - Espaço Saúde +Data de publicação: 12/09/2025
Inauguração do Espaço de Bem-estarData de publicação: 12/09/2025
Matrículas dos Novos Estudantes da Universidade da Madeira - 2025/26 - 2.ª fase CNAData de publicação: 11/09/2025
Dia Mundial da Prevenção do Suicídio - Espaço Saúde +Data de publicação: 10/09/2025
Receção aos Novos Estudantes CNAES 2025/2026Data de publicação: 10/09/2025
Data de publicação: 15/11/2021
Xylella fastidiosa: Doenças Emergentes nos Agroecossistemas EuropeusData de publicação: 28/11/2022
Conferência: Programas de Intervenção para a Promoção da Saúde em Famílias de Crianças e Adolescentes em Contexto Escolar baseados na Atividade FísicaData de publicação: 22/08/2022
Candidatura a Concursos especiais para acesso e ingresso nas Licenciaturas 2025/2026Data de publicação: 08/08/2025
Distinção Alumni 2024Data de publicação: 27/03/2024
Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2023/2024Data de publicação: 18/10/2023
Sessão de Boas-vindas - Estudantes de 2ª fases de Licenciaturas e CTeSP, de Concursos Especiais e de Mudanção de Par Instituição/CursoData de publicação: 25/09/2023
Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2022/2023Data de publicação: 21/10/2022