
Data de publicação: 30/08/2021
Data Challenge: 2ª call aberta até 24 de outubro
Data Challenge procura estudantes e recém-licenciados com soluções na área dos dados
O programa é gratuito e os prémios ascendem aos 75 mil euros
Criar condomínios autónomos, soluções que melhorem a saúde ambiental, abordagens não convencionais de marketing em e-commerce, novas estratégias para descentralização dos ensaios clínicos, soluções de crédito com base em digital lifestyle e social media ou ferramentas que permitam calcular a pegada de carbono de uma cadeia de abastecimento. Estes são alguns dos 20 desafios do Data Challenge, programa que vai apoiar ideias de negócio que desenvolvam soluções de gestão, valorização e segurança de dados. A 2ªcall do programa está a receber candidaturas até 24 de outubro.
Organizado pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e pelo UC Business da Universidade de Coimbra, o Data Challenge é promovido pelo Santander Universidades. Com a parceria de sete Universidades portuguesas, o programa conta com 20 de desafios de seis empresas que atuam em áreas distintas: Altice labs (Telecom), Bluepharma (indústria farmacêutica), Bosch Intelligent Buildings (edifícios inteligentes), Prozis (eCommerce), Santander (banca/seguros) e Sogrape (cadeia de abastecimento).
O Data Challenge procura estudantes, investigadores e recém-licenciados provenientes de qualquer área de formação e Universidade/Instituto Politécnico do País. Ao ingressar neste programa gratuito de empreendedorismo, os participantes vão ter a oportunidade de interagir com as empresas parceiras e contribuir para a resolução de desafios reais da indústria.
As soluções vencedoras de cada área do Data Challenge recebem, no total, 75 mil euros em prémios: um prémio monetário de 2.500€, acesso a incubação – durante 4 meses – numa das estruturas de incubação parceiras e uma formação em temas associados a inteligência artificial da I2A2- Institut d'Intelligence Artificielle Appliquée, no valor de 10.000€.
Com o intuito de potenciar a criação de novos negócios baseados na valorização dos dados, o programa do Data Challenge – que decorre de outubro a dezembro –, contempla sessões de partilha de casos reais de captação e utilização de dados nas empresas, momentos de mentoria dedicada ao desenvolvimento da ideia de negócio e workshops focados no desenvolvimento da proposta de valor e estrutura do pitch. Do plano fazem parte, ainda, master classes sobre temas críticos na área dos dados que serão conduzidas por especialistas académicos e empresariais.
O Data Challenge conta com a colaboração de seis empresas e sete Universidades, cuja participação ativa pretende contribuir para a resolução de problemas, através de abordagens centradas em dados. Entre os parceiros académicos constam a Universidade Beira Interior, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade Nova Lisboa, Universidade da Madeira, Universidade do Porto e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
O Data Challenge está a receber candidaturas até 24 de outubro e devem ser submetidas no website do programa. A participação no programa é gratuita e há mais de 75 mil euros em prémios para as melhores soluções de valorização de dados da indústria.
Data Challenge procura estudantes e recém-licenciados com soluções na área dos dados
Os prémios deste programa gratuito ascendem aos 75 mil euros.
Criar condomínios autónomos, soluções que melhorem a saúde ambiental, abordagens não convencionais de marketing em e-commerce, novas estratégias para descentralização dos ensaios clínicos, soluções de crédito com base em digital lifestyle e social media ou ferramentas que permitam calcular a pegada de carbono de uma cadeia de abastecimento. Estes são alguns dos 20 desafios do Data Challenge, programa que vai apoiar ideias de negócio que desenvolvam soluções de gestão, valorização e segurança de dados. As candidaturas estão abertas até 3 de outubro.
Organizado pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e pelo UC Business da Universidade de Coimbra, o Data Challenge é promovido pelo Santander Universidades. Com a parceria de sete Universidades portuguesas, o programa conta com 20 de desafios de seis empresas que atuam em áreas distintas: Altice labs (Telecom), Bluepharma (indústria farmacêutica), Bosch Intelligent Buildings (edifícios inteligentes), Prozis (eCommerce), Santander (banca/seguros) e Sogrape (cadeia de abastecimento).
O Data Challenge procura estudantes, investigadores e recém-licenciados provenientes de qualquer área de formação e Universidade/Instituto Politécnico do País. Ao ingressar neste programa gratuito de empreendedorismo, os participantes vão ter a oportunidade de interagir com empresas parceiras e contribuir para a resolução de desafios reais da indústria.
As soluções vencedoras de cada área do Data Challenge recebem, no total, 75 mil euros em prémios: um prémio monetário de 2,500€, acesso a incubação – durante 4 meses – numa das estruturas de incubação parceiras e uma formação em temas associados a inteligência artificial da I2A2- Institut d'Intelligence Artificielle Appliquée, no valor de 10.000€.
Com o intuito de potenciar a criação de novos negócios baseados na valorização dos dados, o programa do Data Challenge – que decorre de outubro a dezembro –, contempla sessões de partilha de casos reais de captação e utilização de dados nas empresas, momentos de mentoria dedicada ao desenvolvimento da ideia de negócio e workshops focados no desenvolvimento da proposta de valor e estrutura do pitch. Do plano fazem parte, ainda, master classes sobre temas críticos na área dos dados que serão conduzidas por especialistas académicos e empresariais.
O Data Challenge conta com a colaboração de seis empresas e sete Universidades, cuja participação ativa pretende contribuir para a resolução de problemas, através de abordagens centradas em dados. Entre os parceiros académicos constam a Universidade Beira Interior, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade Nova Lisboa, Universidade da Madeira, Universidade do Porto e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
As candidaturas ao Data Challenge estão abertas até 3 de outubro e devem ser submetidas no website do programa. A participação no programa é gratuita e há mais de 75 mil euros em prémios para as melhores soluções de valorização de dados da indústria.
Data de publicação: 09/07/2025
Dia Mundial das Alergias - Espaço Saúde +Data de publicação: 08/07/2025
Revista Commentarium: Journal of Humanities StudiesData de publicação: 08/07/2025
Primeira utilização na Europa de drone de colheita de plantas raras em ravinasData de publicação: 07/07/2025
Docentes da UMa lançam livro sobre revisão e representação do conhecimento em IAData de publicação: 04/07/2025
Dicas para a Gestão do Tempo e para e Redução dos Níveis de Stress - Espaço Saúde +Data de publicação: 04/07/2025
BIP - Blended Intensive Programme: Re_connected by WaterData de publicação: 03/07/2025
Curso básico de Eletroquímica para BioquímicosData de publicação: 02/07/2025
Data de publicação: 26/07/2023
Concurso para o Estudante Internacional 2025/2026 - CTeSP - fase junhoData de publicação: 09/06/2025
Universidade da Madeira é, a nível nacional, a instituição de ensino com maior percentagem de publicações em cooperação com a ChinaData de publicação: 11/08/2023
Topics in Linguistics and related fields: projects and research avenuesData de publicação: 25/10/2021
Candidaturas aos Doutoramentos 2024/2025Data de publicação: 05/04/2024
Seminário: A critical evaluation of the approaches to targeted protein degradation for drug discovery and developmentData de publicação: 05/06/2025
Docentes e estudantes da UMa participam na 2.ª edição do prémio literário "Le choix Goncourt du Portugal 2024"Data de publicação: 14/05/2024
1º Webinar Impacto da utilização excessiva de dispositivos eletrónicos na saúde física e mental - Espaço Saúde +Data de publicação: 09/07/2025