Data de publicação: 08/11/2023

Formação capacita docentes da UMa a incorporar metodologias ativas e tecnologias interativas nas suas práticas de ensino

Nos passados dias 02 e 03 de novembro, realizou-se na Universidade da Madeira (UMa), no Campus da Penteada, a formação “Metodologias ativas e tecnologias interativas no ensino superior”, ministrada por Manuel João Costa, Professor Associado da Universidade do Minho (Centro IDEA-UMinho).

Esta ação, a terceira num total de dez, está enquadrada num projeto aprovado pela Direção-Geral do Ensino Superior, no âmbito do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, a desenvolver na UMa, e visou capacitar os docentes desta instituição a incorporar metodologias ativas e tecnologias interativas nas suas práticas de ensino, promovendo a aprendizagem e a participação dos estudantes.

A formação contou com a participação de vinte docentes, das várias Faculdades e Escolas da UMa.

A primeira ação deste conjunto de formações decorreu no dia 28 de setembro e incidiu sobre "Educação Positiva: O Papel da Psicologia Positiva no bem-estar", tendo sido orientada por Margarida Pocinho, Professora Auxiliar com Agregação em Psicologia da Faculdade de Artes e Humanidades (FAH) da UMa. "A inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior" foi o tema da segunda formação, realizada a 18 de outubro, sob a responsabilidade de Ana Antunes, Professora Auxiliar da FAH-UMa.

A próxima ação está agendada para a última semana do mês de janeiro e irá incidir novamente sobre “Metodologias ativas e tecnologias interativas no ensino superior”.