Data de publicação: 04/03/2019

III Madeira Fantastic Film Festival

De 12 a 16 de março, o Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira (Colégio dos Jesuítas) servirá de palco à terceira edição do Madeira Fantastic FilmFest, o primeiro festival regional dedicado ao cinema dos géneros fantástico e terror. A iniciativa é de uma equipa espanhola ligada à Asociación Cultural Cine Rural de Fuencaliente, entidade cultural responsável pela organização do Rural FilmFest, que ocorre nesta localidade de Espanha. Foi acolhida pela Associação de Filme, Televisão e Multimédia da Madeira (AFTM), e pela Universidade da Madeira, que possibilitaram conjuntamente a realização desta terceira edição, cuja direção se encontra a cargo de Nohelia Rodrigues Andrade, Jaume Quiles e Alberto Gutiérrez. 


Nesta terceira edição do MFFF o número de inscrições ultrapassa as 300. Este ano o festival conta com uma nova categoria: melhor longa-metragem, e as curtas-metragens competirão pelas categorias madeirense, nacional e internacional, sendo estas às quatro categorias em competição. Este ano o festival conta, novamente, com a modalidade do Prémio Z, onde o público poderá votar no seu filme favorito, sendo feito de forma presencial.

O MFFF tem este ano como convidados especiais no júri: o Professor Doutor Carlos Valente, coordenador do Departamento de Arte Design (UMa), como júri das categorias madeirense e nacional e Pedro Pão, um dos membros fundadores e o curador do Screenings Funchal, como júri na categoria internacional.

A destacar nesta edição a projeção de duas curtas-metragens madeirenses: “Fiddler” de Pedro Melo e “Consequência” de Virgínia Barbosa.

O “elevado nível de qualidade dos trabalhos submetidos para apreciação e seleção”, refere a direção do festival, que recebeu inscrições de todo o mundo através da plataforma Filmfreeway e Festhome, sendo que o maior número de inscritos tem origem nos Estados Unidos da América, seguidos da França, Reino Unido, Alemanha, Espanha e Portugal.

Assim, projeções diárias de acesso livre ao público decorrem a partir das 18:00h para as longas-metragens e das 20:00h para as curtas, dos dias 12 a 15 de março, e no dia 16 projeção de curtas-metragens às 20:00h e, a seguir, serão anunciados os vencedores da cada categoria.

Programação