Data de publicação: 06/10/2025

Investigação realizada no CQM premiada em conferência em Espanha

O trabalho de investigação “Advancing in antibiotic analysis: A novel μSPEed Microextraction combined with UHPCL-PDA for multi-residue analysis in Environmental sample”, desenvolvido no Centro de Química da Madeira (CQM) foi recentemente distinguido com o prestigiado prémio José Antonio García Domínguez.

A distinção foi atribuída no âmbito do encontro nacional da Sociedade Espanhola de Cromatografia e Técnicas afins (SECyTA 2025), que decorreu em Barcelona, entre os dias 31 de agosto a 4 de setembro.

O estudo premiado foi desenvolvido pelas estudantes de Doutoramento Laura Garcia-Cansino (da Universidade de Alcalá, Espanha) e Joanna Antos (da Universidade Técnica de Poznan, Polónia), sob a orientação dos investigadores do CQM Jorge A. M. Pereira e José S. Câmara.

A investigação utilizou uma técnica pioneira de microextração de resíduos de antibióticos em águas residuais.

O prestigiado prémio José Antonio García Domínguez, instituído em homenagem ao investigador homónimo, pioneiro da cromatografia gasosa em Espanha e membro fundador da SECyTA, é atribuídos há mais de uma década, nas reuniões anuais da Sociedade Espanhola de Cromatografia e Técnicas Relacionadas (SECyTA), com o objetivo de reconhecer e valorizar comunicações científicas de elevada qualidade apresentadas por jovens investigadores na área da cromatografia.