Data de publicação: 18/12/2020

Investigadores da UMa estão entre os mais citados do mundo

Mikhail Benilov e John W. Clark, Investigadores da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira (FCEE-UMa), estão entre os cientistas mais citados no mundo, de acordo um ranking resultante de um estudo realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

De acordo com este ranking, Mikhail Benilov teve os seus artigos citados 3.659 vezes e é uma referência em Física dos Fluidos & Plasmas. Por sua vez, John W. Clark teve os seus artigos citados 3.436 vezes e é uma referência em Física Geral.

Mikhail Benilov é doutorado em Ciências Físicas e Matemáticas pelo Instituto de Física e Tecnologia de Moscovo. Em 1990, obteve agregação em Ciências Físicas e Matemáticas pela Comissão Suprema para Atestação do Conselho de Ministros da URSS e, em 1997, agregação em Física pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Atualmente é Professor Catedrático do Departamento de Física da Universidade da Madeira, membro da Sociedade Portuguesa de Física e Investigador do Polo do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear na UMa. Os seus interesses de investigação centram-se na área da Física dos Fluidos & Plasmas, Física Computacional, Teoria das estruturas não lineares, Teoria cinética dos gases e Dinâmica dos fluidos.

John W. Clark é doutorado em Física pela Universidade de Washington em St. Louis, nos Estados Unidos. É membro da Sociedade Americana de Física desde 1992. Atualmente é professor convidado da Universidade da Madeira e professor emérito na Universidade de Washington. Os seus interesses de investigação focam-se nos domínios da Teoria Quântica de Muitos-Corpos, Matéria Densa, Astrofísica, Redes Neurais e Controlo Quântico.

A presenças dos investigadores neste ranking reveste-se de grande importância, pois constitui um reconhecimento da qualidade e do impacto internacional da investigação desenvolvida na Universidade da Madeira.

O estudo, publicado pela revista científica Plos Biology, integra mais de 100 mil cientistas, de 22 áreas científicas e de 176 subáreas, e fundamenta-se nas citações da base de dados Scopus, que atualiza a posição dos cientistas segundo o impacto das suas pesquisas, ao longo da carreira e no último ano, neste caso 2019. Na primeira posição está colocado o cientista Michael Grätzel, da Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne. Além de Mikhail Benilov e John W. Clark, da Universidade da Madeira, integram também esta lista cerca de outros 400 cientistas a fazer investigação em instituições nacionais, nomeadamente o Instituto Superior Técnico, as Universidade do Minho e Porto, o Instituto Gulbenkian de Ciência, a Fundação Champalimaud, entre outros.