Data de publicação: 20/10/2017

IV Encontro Internacional Cinema & Território

Dia 3 e 4 de Novembro, pelas XX horas realizar-se-á o IV Encontro Internacional Cinema & Território, no Auditório do Colégio dos Jesuítas da Universidade da Madeira. Para além dos Filmes e Debates, este encontro contará com a participação dos conferencistas convidados: Alia Syed, Fernando Fidalgo, Margarida Ledo Andion e Maria João Seixas

O Cinema e a Antropologia nascem e desenvolvem-se no final do século XIX. Desde o início, o filme tenta capturar o que é o objeto da etnologia: as práticas do ser humano na relação que estabelece com os seus semelhantes e com o espaço físico-cultural em que situa a ação. O trabalho de descrição dos primeiros filmes, que evoca o diário de campo do antropólogo, dá lugar a filmes “compósitos”, que integram vários géneros cinematográficos, orientados para a compreensão do outro. No âmbito do seu trabalho científico, o antropólogo torna-se assim autor de documentários ficcionais. Por outro lado, os filmes realizados por cineastas podem também adquirir uma dimensão antropológica. Assim, associar o Cinema ao Território tem por objeto afirmar, segundo o conceito de Henri Lefebvre, que o cinema é “produtor de espaço”. Não é só um espaço de mediação artística mas também de poder, um território político, económico e cultural. O Cinema como espelho reflete as realidades do mundo.
No âmbito do IV Encontro Internacional Cinema & Território pretende-se discutir o cinema, a partir de uma reflexão sobre a utilização dos métodos audiovisuais como instrumentos de observação, registo, transcrição e interpretação antropológica, num estreito diálogo com o conceito de território. No âmbito deste encontro convidamos à apresentação de comunicações interdisciplinares.

Para mais informações, ou efectuar a sua inscrição:
http://cinemaeterritorio.uma.pt/?page_id=