Data de publicação: 25/09/2019

IX Congresso Internacional RIAICES - Fotos já disponíveis

“Avaliação (externa) da qualidade do ensino superior e autonomia científica: tensões e desafios” é o tema central do IX Congresso Internacional RIAICES.
Organizado pelo Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) e pela Red Iberoamericana de Investigación para la Calidad de la Educación Superior (RIAICES), o evento realiza-se nos dias 18, 19 e 20 de novembro, no Edifício da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas.

A sessão oficial de abertura está marcada para o dia 18 de novembro, às 10h, e será presidida pelo Reitor da UMa, José Carmo. Estarão também presentes Fernando Ribeiro Gonçalves, Presidente da RIAICES, e Jesus Maria Sousa, Presidente da Comissão Organizadora do Congresso e docente da Faculdade de Ciências Sociais (FCS-UMa).

Com esta iniciativa pretende-se agregar um corpo diversificado de especialistas internacionais para refletir e debater sobre a qualidade do ensino superior e aprofundar laços de cooperação, criando sinergias entre os países do espaço ibero-americano. Pretende-se também abordar questões relacionadas com os modelos de avaliação docente no ensino superior, o desenvolvimento profissional docente do ensino superior e formação contínua por competências. E ainda, a avaliação da aprendizagem dos estudantes do ensino superior e o ensino superior ao serviço da comunidade.

O programa do congresso contempla cinco conferências plenárias. A primeira será proferida por Antonio Medina Rivilla, da Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha, e Vice-presidente da RIAICES, e irá incidir sobre o “Desarrollo del profesorado universitario: El reto de la capacitación en competencias profesionales”. A plenária seguinte, da responsabilidade de Pedro Lourtie, do Conselho Nacional de Educação, irá abordar o tema da “Garantia e melhoria da qualidade: padrões, processos e criatividade”.
No segundo dia do congresso, 19 de novembro, Fernando Toledo Montiel, da Universidad del Bío-Bío, Chile, irá falar sobre “Ciencia e Innovación para el desarrollo de territorios.”
No terceiro e último dia do congresso, na conferência plenária da manhã, Paulo Fossatti, da Universidade La Salle, Brasil, irá abordar a “Gestão da Educação Superior: Inovar ou morrer - cenários, oportunidades e estratégias”. Na plenária da tarde, Jesus Maria Sousa, da Universidade da Madeira, irá dissertar sobre “A regulação da qualidade do ensino superior como uma questão de poder.”

Haverá ainda lugar para duas mesas temáticas “Que avaliação externa no Ensino Superior” e “Que autonomia no Ensino Superior?” O programa completa-se com as comunicações livres e a assembleia-geral da RIAICES.

Inscrições e Informação adicional pode ser consultada no site do Congresso.

Galeria de Imagens