Data de publicação: 21/01/2025
IX Simpósio "Cuidar de Quem Cuida"
O Simpósio de divulgação de resultados do projeto “Cuidar de Quem Cuida – Intervenção na Sobrecarga do Cuidador Informal” terá lugar no próximo dia 03 de fevereiro, das 09h00 e as 13h00, no Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira (UMa), no Colégio dos Jesuítas.
Este evento é o culminar de um projeto desenvolvido ao longo de quatro anos do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde (ESS) da UMa, em parceria com o projeto do SESARAM "Intervenção do Enfermeiro na Capacitação do Cuidador Informal", e visa divulgar os resultados de um trabalho dedicado a capacitar os cuidadores informais, aliviando a sobrecarga física e emocional que enfrentam diariamente, promovendo estratégias para melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar.
O painel de oradores é composto pela Enfermeira Ana Gouveia; Coordenadora do projeto “Intervenção do Enfermeiro na Capacitação do Cuidador Informal, SESARAM", pela Enfermeira Lisete Berenguer, elo do Centro de Saúde de Câmara de Lobos, do projeto “Intervenção do Enfermeiro na Capacitação do Cuidador Informal, SESARAM”; pela Sr.ª Nelida Aguiar, Cuidadora Informal; pelos estudantes João Freitas e Tatiana Reis, Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESS-UMa; e pela Enfermeira Sara Serrão, a desempenhar funções no Centro de Saúde do Monte.
Organizado pela ESS-UMa, o simpósio reflete o compromisso com uma enfermagem voltada para o cuidado integral onde frisa a união entre o conhecimento científico e a prática para benefício da comunidade.
A participação no simpósio requer inscrição previa através do formulário disponível em https://tinyurl.com/36r2a6ah.
Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens.
Data de publicação: 25/03/2026
Seminário: Desinformação Publicitária - Pós-Graduação Comunicação DigitalData de publicação: 25/03/2026
Tópicos de Investigação em Estudos Regionais e Locais: Visita de Campo + Hora do PlanetaData de publicação: 25/03/2026
À conversa com... A divulgação linguística em Portugal: dificuldades e oportunidadesData de publicação: 24/03/2026
Seminário: Estratégias para lutar contra a Desinformação Organizacional - Pós-Graduação Comunicação DigitalData de publicação: 23/03/2026
Dia Mundial da Água - Espaço Saúde +Data de publicação: 22/03/2026
Dia Mundial da Árvore / Dia Internacional das Florestas - Espaço Saúde +Data de publicação: 21/03/2026
Dia Mundial da Saúde Oral - Espaço Saúde +Data de publicação: 20/03/2026
Data de publicação: 30/03/2023
UMa é parceira de projeto para estimular a inovação e a capacidade empreendedora das IESData de publicação: 20/07/2021
Congresso Internacional “500 anos do nascimento do Pe. Manuel Álvares, S.J.” - Chamada para ComunicaçõesData de publicação: 05/12/2025
Candidaturas para estudantes internacionais 2025/2026Data de publicação: 03/03/2025
Candidaturas aos CTeSP 2024/2025Data de publicação: 15/07/2024
Ação Formativa: Avaliação de Capacidade Parental e Competências Parentais em Contextos de Promoção e ProteçãoData de publicação: 09/05/2024
Candidaturas aos CTeSP 2025/2026 - Fase SuplementarData de publicação: 20/10/2025
Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos 2025/2026Data de publicação: 07/03/2025