Data de publicação: 18/11/2025

Kick-Off Meeting do Projeto PATH – Planning Active Transitions for Healthy Aging

A universidade da Madeira (UMa)  irá acolher nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Edifício da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas, a reunião inaugural do projeto PATH – Planning Active Transitions for Healthy Aging.

Este encontro, que decorrerá em língua inglesa, constitui uma oportunidade para os representantes dos cinco parceiros que integram o consórcio PATH partilharem experiências e discutirem as melhores práticas para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável.

Coordenado pela Fundação Cogito Alapítvány (Hungria), o projeto tem como parceiros a Universidade da Madeira (Portugal), o A&A Emphasys Digital Innovation Centre Ltd (Chipre), a E-Seniors: Initiation Des Seniors Aux Ntic Association (França), e a Nord Universitet (Noruega). O principal objetivo é promover um envelhecimento ativo e saudável, apoiando pessoas com mais de 55 anos, através de programas de formação e serviços personalizados.

Na Universidade da Madeira, o projeto é liderado pela Faculdade de Ciências Sociais e integra uma equipa multidisciplinar constituída por 16 investigadores da UMa (Élvio Rúbio Gouveia – Educação Física e Desporto, ITI/LARSyS-UMa; Pedro Campos, ITI/LARSyS-UMa; Rui Ornelas – Educação Física e Desporto,  UMa/CIPER; Luiz Pinto Machado - Economia, UMa; Gorete Pereira - Educação, UMa; Helder Lopes –Educação Física e Desporto, UMa/CIDESD; Carmen Freitas - Gestão, UMa;  Liliana Rodrigues  -  Educação, UMa; Catarina Fernando –Educação Física e Desporto,  UMa/CITUR) e externos à UMa (Paulo Nascimento –Psicologia, ITI/LARSyS-UMa;  Bruna R. Gouveia –Saúde pública, ITI/LARSyS-UMa; Francisco Santos - Educação Física e Desporto, ITI/LARSyS-UMa; Andreas Ihle –Psicologia, Universidade de Genebra;  Adilson Marques - Educação Física e Saúde Pública, FMH/CIPER; Graciela Câmara – Enfermagem de Reabilitação, São José de Cluny; Krzysztof Przednowek, Institute of Physical Culture Sciences, Medical College of Rzeszów University, University of Rzeszów).

Cofinanciado pela Comissão Europeia, através do programa Erasmus+, o PATH foi concebido como um processo de aprendizagem inovador, utilizando metodologias de educação de adultos adaptadas a indivíduos com mais de 55 anos. O projeto apoia o envelhecimento ativo, orientando os participantes através de etapas de autoavaliação, formação, aprendizagem prática e mentoria. Ao abordar desafios demográficos e a escassez de mão de obra, o PATH procura também desenvolver soluções para empregadores e decisores políticos, contribuindo para o bem-estar a longo prazo e para um envelhecimento sustentável.

Os resultados e recomendações serão disseminados a nível local, nacional e europeu, maximizando o impacto e promovendo a adoção alargada das soluções desenvolvidas.

Clique aqui para aceder/fazer o download do programa (em formato pdf) | Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens