Data de publicação: 08/09/2025
Maria Teresa Nascimento é distinguida em homenagem internacional da ABRAPLIP
A Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP) distinguiu recentemente Maria Teresa Nascimento, docente da Universidade da Madeira, reconhecendo o seu contributo para a investigação, divulgação e valorização da literatura portuguesa no espaço académico internacional.
Com cerca de seis décadas de existência (alicerçada juridicamente a partir de 1992), a ABRAPLIP congrega professores e investigadores de literatura portuguesa no Brasil, promovendo a cooperação científica, através de congressos, publicações e atividades culturais, com o objetivo de fortalecer os estudos literários e a difusão da língua e da literatura.
No decurso do século XXI, a ABRAPLIP tem transitado por diferentes Estados e regiões do território brasileiro, neles realizando múltiplos Congressos: Norte (Manaus/2015 e Belém/2019), Nordeste (Salvador/2009 e São Luís/2011), Centro-Oeste (Campo Grande/2013), Sudeste (Niterói/2005, São Paulo/2007, Rio de Janeiro/2021 e São Carlos/2023) e Sul (Santa Maria/2001 e Curitiba/2003 e 2017).
Foi no âmbito do XXX Congresso Internacional desta Associação, na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, entre os dias 1 e 5 de Setembro, que Maria Teresa Nascimento foi homenageada em sessão que reuniu professores, investigadores e representantes institucionais, numa celebração da cooperação académica e cultural entre o Brasil e Portugal.
Maria Teresa Nascimento tem consagrado a sua carreira ao ensino e à investigação na área da literatura portuguesa.
Nos últimos três anos, consolidou a sua produção científica com a primeira publicação atualizada e anotada, com um extenso aparato crítico, de Insulana, a epopeia de Manoel Tomás, de 1635, que celebra o achamento da Madeira e o sucesso dos seus capitães donatários, constituindo decerto as duas edições de Maria Teresa Nascimento, de 2023 e 2024, um contributo determinante e pioneiro para trazer à contemporaneidade a memória da gesta épica da ilha e das suas gentes.
Em 2024, ainda, a publicação de Percursos do Diálogo. Corpus Descritivo constitui o culminar de uma laboriosa investigação de quase duas décadas, percorridas na identificação das obras de literatura portuguesa, em diálogo, do séc. XIX.
Já em 2025, seria a vez de Maximiliano de Azevedo, um importante dramaturgo madeirense, conhecer o estudo e reedição de Inês de Castro pela presente autora, e com a chancela da Comissão para a Comemoração dos 500 anos do nascimento de Camões.
A homenagem da ABRAPLIP permite sublinhar não apenas o mérito da produção académica da professora da Universidade da Madeira, mas também o impacto da sua atividade na formação de novas gerações de estudantes e investigadores.
Data de publicação: 31/03/2026
Seminário: Scientific Presentations 101: Some (Hopefully Useful) TipsData de publicação: 31/03/2026
WorldCIST’26 - World Conference on Information Systems and TechnologiesData de publicação: 30/03/2026
Seminários CQM: Innate Immune System e Adaptive Immune SystemData de publicação: 27/03/2026
NextUMa vence prémio Projeto Mais Impactante no Growth Bootcamp #2Data de publicação: 25/03/2026
Seminário: Desinformação Publicitária - Pós-Graduação Comunicação DigitalData de publicação: 25/03/2026
Tópicos de Investigação em Estudos Regionais e Locais: Visita de Campo + Hora do PlanetaData de publicação: 25/03/2026
À conversa com... A divulgação linguística em Portugal: dificuldades e oportunidadesData de publicação: 24/03/2026
Data de publicação: 03/03/2025
Seminário: Estratégias para lutar contra a Desinformação Organizacional - Pós-Graduação Comunicação DigitalData de publicação: 23/03/2026
Candidaturas aos CTeSP 2024/2025Data de publicação: 15/07/2024
Seminário: Desinformação Publicitária - Pós-Graduação Comunicação DigitalData de publicação: 25/03/2026
Dia Mundial da Saúde Mental 2022 - Observatório Regional de Saúde Mental da MadeiraData de publicação: 10/10/2022
Antiga estudante da UMa agraciada com Menção Honrosa em concurso nacionalData de publicação: 13/12/2019
Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos 2025/2026Data de publicação: 07/03/2025
Concurso para o Estudante Internacional 2024/2025 - Licenciaturas - Fase SuplementarData de publicação: 07/08/2024