Data de publicação: 17/05/2023

Mesa Temática Domínios de Autonomia Curricular: Oportunidades de (Trans)formação das Práticas Pedagógicas

O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) vai dinamizar no próximo dia 26 de maio, mais uma Mesa Temática, cujo tema irá centrar-se nos “Domínios de Autonomia Curricular: Oportunidades de (Trans)formação das Práticas Pedagógicas”.

 A conferência de abertura será da responsabilidade de Elsa Estrela, Professora Auxiliar da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, com o título "Potencialidades e limites dos espaços de decisão e de aprendizagem: novos conceitos, velhas ideias".                                
Seguem-se as intervenções de Fernanda Gouveia, Professora da Escola EB1/PE das Figueirinhas; Natalina Cristóvão, Diretora de Serviços de Educação Artística da Direção Regional de Educação; e Ana Isabel Barreira, Delegada Escolar do Funchal, cujos contributos incidirão na clarificação concetual e metodológica dos Domínios de Autonomia Curricular, validada por alguns testemunhos de práticas pedagógicas em (trans)formação. A moderação estará a cargo de Gorete Pereira, investigadora integrada do CIE-UMa e diretora de curso da Licenciatura em Educação Básica da Universidade da Madeira.

A iniciativa terá início pelas 14.30, na Sala do Senado ao Campus Universitário da Penteada, e pretende recuperar o debate em torno dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC), enquanto "áreas de confluência de trabalho interdisciplinar e ou de articulação curricular, integradas na matriz curricular-base de uma oferta educativa e formativa, em resultado do exercício de gestão local de flexibilidade inscrito por cada escola nos instrumentos de planeamento curricular”.

A participação na Mesa Temática é gratuita, mas requer inscrição prévia até ao dia 24 de maio.

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