Data de publicação: 06/12/2023
Multiplier Sport Event Projeto PHASE - Estratégias para a Promoção da Atividade Física em Família
O Departamento de Educação Física e Desporto da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira (UMa) vai realizar, no próximo dia 13 de dezembro, o Multiplier Sport Event, relativo ao PHASE - Promoting Health and Access to Sport Equipment, projeto que integra instituições de ensino superior de cinco países europeus (Portugal, Letónia, Chéquia, Espanha e Polónia).
O evento, intitulado “Estratégias para a promoção da Atividade Física em Família”, vai ter lugar na Sala do Senado, no piso – 2 do Campus Universitário da Penteada, e pretende juntar profissionais e estudantes de licenciatura e de mestrado, nas áreas de Educação Física, e Atividade Física e Desporto, num espaço onde poderão apresentar, discutir e trocar ideias no âmbito do Projeto PHASE.
A sessão de abertura está agendada para as 8h40 e será conduzida por Élvio Rubio Gouveia, Coordenador Científico do Departamento de Educação Física e Desporto da UMa. Pelas 8h55, Tiago Ribeiro, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, irá apresentar os Resultados do Projeto PHASE e ideias para o futuro, seguindo-se, pelas 09h10, a conferência “A importância da promoção da Atividade Física na família”, proferida por Dora Pereira, da Faculdade de Artes e Humanidades da UMa. Após um breve intervalo e antes da sessão de encerramento, das 9h45 às 10h45, irá decorrer um workshop temático sobre a identificação de atividades/projetos e soluções para aumentar as oportunidades de haver atividade física em família.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até dia 12 de dezembro, através do formulário disponível aqui.
Recorde-se que, o Projeto PHASE teve início em janeiro de 2021, estando a sua conclusão prevista para dezembro de 2023, e é financiado pela União Europeia, no âmbito do programa Erasmus+ Sport. Resulta de uma parceria entre a Universidade de Lisboa, a Universidade da Madeira, a University of Latvia (Letónia), a Palacky University Olomou (Chéquia); a Universidad Isabel I (Espanha) e a University School of Physical Education (Polónia) e tem como objetivo promover e potenciar a Atividade Física e a igualdade de acesso às instalações desportivas em toda a União Europeia através da abertura de instalações desportivas escolares à comunidade e do desenvolvimento e implementação de um programa educacional a partir das escolas, centrado na família, focado na promoção da atividade física, que tire o máximo proveito de recursos escolares subutilizados, nomeadamente instalações desportivas, equipamentos e materiais.
Data de publicação: 16/12/2025
Apresentação do Projeto Atelier 77Data de publicação: 15/12/2025
CQM integra projeto europeu FOCUS-4R, classificado em 1º lugar no concurso ERA Talents do Horizonte EuropaData de publicação: 11/12/2025
Palestra: A Engenharia Física e Computacional na indústria de alta tecnologia - CANCELADOData de publicação: 11/12/2025
Conferência: Narrativas do Atlântico: A Baleação nos Açores através dos Olhos dos ViajantesData de publicação: 09/12/2025
Conferência: Madeira Twin Cohort – a rich source of information on the role of genetic and environmental factors in human physiqueData de publicação: 09/12/2025
4º Temas de Histopatologia em Debate na UMaData de publicação: 05/12/2025
Congresso Internacional “500 anos do nascimento do Pe. Manuel Álvares, S.J.” - Chamada para ComunicaçõesData de publicação: 05/12/2025
Data de publicação: 23/07/2020
Dia Biológico da UEData de publicação: 23/09/0200
Mudámos a UMa!Data de publicação: 19/02/2019
Visita de estudo alunos do CTeSP em Construção CivilData de publicação: 18/04/2023
V Jornada - Insularidades | Experimentos. Travessias. ResiliênciaData de publicação: 07/12/2023
Candidaturas aos CTeSP 2025/2026Data de publicação: 18/07/2025
Matrículas dos Novos Estudantes da Universidade da Madeira 2023/24 - 2ª Fase CNAData de publicação: 15/09/2023
Conferência: O Papel das Cidades Pequenas no Desenvolvimento Sustentável na Europa AtualData de publicação: 03/06/2024