Data de publicação: 21/05/2020

Novo Polo de Investigação de excelência em Ciências da Computação e Informática abre na UMa

A Universidade da Madeira vai passar a dispor de uma nova unidade de Investigação em Ciências da Computação e Informática.

A criação deste Polo de investigação do NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (NOVA LINCS) na Universidade da Madeira foi oficializada com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Universidade NOVA de Lisboa e a Universidade da Madeira.

Sediado no Departamento de Engenharia Informática e Design de Media Interativos da Universidade da Madeira, o NOVA LINCS integra, para já, 4 docentes, 3 pós-doutorados, 8 estudantes de doutoramento e 4 bolseiros de investigação.

Nesta primeira fase, as áreas de investigação estarão focadas em Lógica e Inteligência Artificial, Tecnologias de Neuroreabilitação e Engenharia Organizacional.

O NOVA LINCS é uma unidade de investigação líder em Portugal na área de Ciência da Computação e Engenharia, tendo recebido, no último exercício de avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a classificação mais elevada, “Excelente”. Está organizado em 4 áreas de especialização que fornecem a base de conhecimento básica do laboratório: Sistemas de Computadores; Sistemas Baseados no Conhecimento; Sistemas Multimodais; e Sistemas de software.
A sua missão é desenvolver pesquisas científicas de ponta em áreas-chave da Ciência da Computação e Informática, contribuir para a educação avançada no campo e compartilhar o conhecimento, os resultados e a inovação produzidos com os usuários e comunidades da sociedade.