
Data de publicação: 21/06/2024
Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2024
O Centro de Química da Madeira (CQM) disponibiliza, este ano, treze estágios no âmbito do programa de Ocupação Científica de Jovens nas Férias.
Os estágios vão decorrer entre os dias 2 e 8 julho nas instalações do CQM, na Universidade da Madeira (Campus da Penteada) e destinam-se a alunos que tenham concluído os 10º, 11º e 12º anos de escolaridade. Os estágios são totalmente gratuitos e incluem almoço aos participantes. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas através do website da Ciência Viva.
O objetivo é proporcionar aos alunos inscritos a oportunidade para experimentar o dia-a-dia da investigação científica e da inovação em contexto real.
Nesta edição, o CQM terá cinco temas à escolha, com linguagem e conteúdos direcionados para a idade dos estagiários, relacionados com a investigação realizada no centro. Entre os temas propostos incluem-se: 1) Determinação dos compostos bioativos do bagaço da uva como estratégia para sua valorização, 2) Identificação de metabolitos voláteis em fluidos biológicos potenciais biomarcadores de patologias oncológicas, 3) Introdução ao Cálculo Científico e Modelação Molecular, 4) Produtos Naturais - extração e avaliação de propriedades biológicas, e 5) Utilização de microextração acoplada a cromatografia líquida de alta performance para a rápida deteção de antibióticos em produtos alimentares.
Este programa de estágios de Verão integra o "Ciência Viva no Laboratório”, coordenado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva, com o objetivo de promover o ensino experimental da ciência e fomentar a atração dos jovens para carreiras científicas.
Data de publicação: 19/10/2025
Dia Mundial da Menopausa - Espaço Saúde +Data de publicação: 18/10/2025
Dia Mundial da Alimentação - Espaço Saúde +Data de publicação: 16/10/2025
Universidade da Madeira estabelece protocolo de cooperação com universidade cubanaData de publicação: 16/10/2025
O CQM dá as boas-vindas a uma nova Investigadora AuxiliarData de publicação: 16/10/2025
Dia Mundial da Lavagem das Mãos - Espaço Saúde +Data de publicação: 15/10/2025
Estudantes da Licenciatura em Engenharia Civil visitam obras de requalificação da Residência UniversitáriaData de publicação: 15/10/2025
Conferência com o Presidente da Assembleia da República: Democracia e ParticipaçãoData de publicação: 15/10/2025
Data de publicação: 03/04/2025
Candidatura a Concursos especiais para acesso e ingresso nas Licenciaturas 2024/2025 - Fase SuplementarData de publicação: 11/10/2024
Free Online MasterClass - Breaking into the Game IndustryData de publicação: 14/05/2021
Corrida do Dia do Estudante/UMa Corrida pela Vida 2023Data de publicação: 17/03/2023
Literacia Científica: Ensino, Aprendizagem e QuotidianoData de publicação: 25/02/2021
Sete Docentes e Investigadores da UMa no Top 2% dos mais citados no MundoData de publicação: 24/09/2024
Renovação de inscrição 2024/2025Data de publicação: 07/08/2024
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2024Data de publicação: 26/06/2024