Data de publicação: 12/03/2026
Olimpíadas de Química 2026
No dia 14 de março, terá lugar a Semifinal da Olimpíadas da Química Mais, enquanto no dia 18 de abril terá lugar a Semifinal das Olimpíadas de Química Júnior. O programa das Semifinais terá início às 10h00, com a receção aos participantes, no átrio de entrada do edifício do Campus da Penteada, seguindo-se a realização da prova e a posterior divulgação dos resultados.
As Olimpíadas de Química Mais destinam-se aos estudantes do ensino secundário (10º e 11º anos de escolaridade), e têm como objetivos dinamizar o estudo e ensino da química, aproximar as escolas básicas e secundárias às instituições de ensino superior, despertar o interesse e gosto pela química, divulgar a química como ciência, e cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas.
Por sua vez, as Olimpíadas de Química Júnior têm como destinatários os alunos que frequentam os 8º e 9º anos de escolaridade em Portugal, organizados em equipas de até três elementos.
As Olimpíadas de Química são concursos de resolução de problemas teóricos e práticos de química, dirigidos aos estudantes do ensino básico e secundário português , organizados pela Sociedade Portuguesa de Química, em colaboração com várias Universidades e Institutos Politécnicos, com o objetivo de dinamizar o estudo e ensino da química, aproximar as escolas às instituições de ensino superior, despertar o interesse e gosto pela química, divulgar a química como ciência, e cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas.
Programas Olimpíadas de Química Mais | Olimpíadas de Química Júnior
Data de publicação: 12/03/2026
Workshop: O processo criativo de um filme: do argumento ao ecrãData de publicação: 12/03/2026
Dia Mundial do Rim - Espaço Saúde +Data de publicação: 12/03/2026
II Colóquios LITERATURA MADEIRENSEData de publicação: 12/03/2026
Investigação do CQM distinguida em coleção internacional dedicada às mulheres na ciênciaData de publicação: 10/03/2026
Protocolo entre UMa e VastBlue reforça ligação entre academia e indústriaData de publicação: 10/03/2026
Seminar Series Memory and Literature: Beyond the Page: Exploring the Intersections between Memory, Literature, and TourismData de publicação: 09/03/2026
Dia Internacional da Mulher - Espaço Saúde +Data de publicação: 09/03/2026
Data de publicação: 30/05/2023
UMa Conversa... Baumgartner, de Paul AusterData de publicação: 02/05/2024
Exposição "Neve e Arte: A beleza oculta nos flocos de neve"Data de publicação: 13/12/2024
VARIA - N.º 5 - C&T. Revista internacional de arte e antropologia das imagensData de publicação: 02/12/2020
Open Lecture: Transmedia Narratology and Multimodality: Image and Visual LiteracyData de publicação: 24/01/2022
Candidaturas aos CTeSP 2024/2025Data de publicação: 15/07/2024
Candidaturas para estudantes internacionais 2025/2026Data de publicação: 03/03/2025
Estudante da UMa, investigador do ITI / LARSyS vence a 5ª Edição do Prémio +Valor MadeiraData de publicação: 04/03/2026