Data de publicação: 02/05/2024
Palestra: Nuclear ou renováveis? Falso dilema
O Presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), Doutor Bruno Gonçalves, vai estar na Universidade da Madeira (UMa), no próximo dia 13 de maio, para proferir a palestra intitulada “Nuclear ou Renováveis? Falso Dilema”.
O evento vai decorrer no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas, a partir das 18:30. A entrada é livre e não requer inscrição prévia.
Organizada pelo Pólo do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) na UMa e a Secção Regional da Madeira da Ordem dos Engenheiros, a palestra constitui uma oportunidade para académicos, profissionais e estudantes refletirem e equacionarem soluções que integrem diversas fontes de energia.
A criação de um pólo do IPFN na UMa foi oficializada em 2017, com a assinatura de um protocolo entre a instituição de ensino superior madeirense e o Instituto Superior Técnico. Está sediado no Departamento de Física da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia e é coordenado pelo Prof.º Doutor Pedro Almeida. O principal foco de investigação deste grupo, constituído por seis doutorados, é a teoria e modelização numérica da interação entre plasmas de alta pressão com elétrodos. Na última avaliação promovida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia aos Laboratórios Associados, o IPFN obteve a classificação de Excelente.
Data de publicação: 14/01/2026
Workshop: Métodos de estudo no Ensino SuperiorData de publicação: 14/01/2026
Seminário Saberes e Fazeres DocentesData de publicação: 14/01/2026
XXI Colóquio CIE-UMa & I Congresso Internacional de EducaçãoData de publicação: 12/01/2026
II Seminário Internacional e V Workshop de Cuidados PaliativosData de publicação: 09/01/2026
Universidade da Madeira e Universidade de São José assinam Memorando de EntendimentoData de publicação: 08/01/2026
UMa integra Aliança para a I&D em Ciência e Tecnologias da Saúde e da LongevidadeData de publicação: 08/01/2026
Ação de Formação: Introdução à CibersegurançaData de publicação: 08/01/2026
Data de publicação: 09/04/2025
Bolsa de Alimentação e Bolsa Escolar – 2.º semestre de 2019-2020Data de publicação: 29/01/2020
Vice-Reitora da UMa integra Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino SuperiorData de publicação: 03/01/2024
Open Lectures: "Act of accession to the EU – Romania" and "Rights and conditions for Romania"Data de publicação: 13/05/2022
14th Symposium on Politeness (SymPol 2023)Data de publicação: 03/05/2023
Aula Aberta: Language loss & cultural assimilation in New MexicoData de publicação: 28/11/2024
UMa congratula Jéssica Rodrigues e Alípio Silva pela medalha de Ouro no Campeonato do mundo júnior em patinagem no geloData de publicação: 18/02/2025
Palestra: Nuclear ou renováveis? Falso dilemaData de publicação: 02/05/2024