Data de publicação: 02/01/2019

Passe Sub23 para os estudantes da Universidade da Madeira

No âmbito da Portaria n.º 145/2018, que alarga o regime do “passe sub23@superior.tp, os alunos da UMa com idade igual ou inferior a 23 anos podem aceder a descontos na compra dos seus passes de transportes coletivos. O Governo Regional, através da Direção de Economia e Transportes (DRET), em colaboração com as instituições de Ensino Superior, implementou uma plataforma para simplificar a verificação das condições de elegibilidade, feito anteriormente por declaração mensal.

Para os alunos da Universidade da Madeira, o processo para simplificar a obtenção do desconto envolve dois passos:
1. explicitação da autorização na plataforma InfoAlunos;
2. completar o consentimento e outros dados na plataforma do Governo Regional.

A partir do mês seguinte à concretização destes passos, o aluno não necessitará pedir as declaração habituais e bastará dirigir-se ao local de compra do passe com a sua identificação para obter o desconto. Os dados serão entregues regularmente no dia útil mais próximo dos dias 19 e último dia do mês.

Sob protocolo acordado entre as instituições e garantindo o cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados, os dados dos alunos a serem enviados regularmente pela UMa serão apenas os dados dos alunos cujo consentimento seja explícito na plataforma InfoAlunos, página acedida através do menu 'Geral -> Privacidade'. Este consentimento pode ser alterado em qualquer altura.

O aluno deverá verificar na plataforma InfoAlunos se os seus dados pessoais estão corretos, principalmente o nome e o Número de Identificação Fiscal (NIF), e quais os dados a serem partilhados. Após o envio dos dados, e caso haja alguma alteração, esta só se refletirá corretamente no desconto do próximo mês.

Para qualquer questão ou dúvida pode usar os emails institucionais e/ou o Gabinete de Apoio ao Estudante da UMa.

Para mais detalhes e informações, consultem o documento e a página de questões da DRET.