Data de publicação: 08/10/2021

Pré-Festival. CINANIMA 21 - Festival Internacional de Cinema de Animação

A Universidade da Madeira (UMa) vai associar-se, pelo quinto ano consecutivo, ao CINANIMA 21 - Festival Internacional de Cinema de Animação, apresentando três programas do Pré-Festival 2021.


Durante três dias, 18, 19 e 20 de outubro, às 10h, o Edifício da Reitoria da UMa, no Colégio dos Jesuítas, vai transformar-se numa sala de cinema com entrada gratuita e aberta a toda a comunidade académica e público em geral, sendo de particular interesse para os estudantes em Artes Visuais, artistas, animadores, diretores, produtores, comissários e gestores culturais. O objetivo é disseminar e promover o cinema de animação de autor.


Este ano conta com 3 Programas: Premiados CINANIMA 2020, que integra os 7 filmes premiados na edição de 2020 do CINANIMA; Programa Prémio Estudante ASIFA 2020, com a exibição de 8 filmes de estudantes que participaram na Primeira Competição Internacional da ASIFA; e um terceiro programa com curadoria do KAFF - Animation Film Festival (Hungria) que contempla a exibição de uma série de Contos Folclóricos Húngaros


O Pré-Festival está integrado no programa O CINANIMA VAI ÀS UNIVERSIDADES 2021 e insere-se no âmbito das unidades curriculares de Vídeo, Laboratório em Artes Visuais IV, Projeto em Artes Visuais, Laboratório em Artes Visuais IV e Laboratório Digital, lecionadas pelo Prof.º Doutor Pau Pascual, da Licenciatura em Artes Visuais da UMa.


Durante o mês de outubro, o CINANIMA leva a 13 parceiros académicos uma mostra de aproximadamente 30 curtas-metragens do melhor do cinema de animação de autor mundial. A viagem começa no dia 7, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, percorrendo as seguintes Universidades até ao final do mês: Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro; Universidade do Porto; Universidade de Aveiro; Universidade de Coimbra; Universidade da Beira Interior; Universidade do Algarve; Escola das Artes da Universidade Católica; Universidade da Madeira; Universidade do Minho; Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; Escola Superior de Artes e Design e Escola Superior de Media Artes e Design.


A 45ª Edição do CINANIMA realiza-se de 8 a 14 de novembro, em vários espaços culturais da cidade de Espinho e da cidade do Porto.

Clique aqui para ver as fotografias da sessão de abertura do Pré-Festival.