Data de publicação: 13/01/2021
Programa UMa Inovação - Innomac
O programa UMa Inovação enquadra-se no projeto Innomac, uma iniciativa de promoção de inovação para a competitividade empresarial e capacitação das PMEs inovadoras da Macaronésia (Gran Canaria, Madeira e Cabo Verde) para mercados globais, coordenado por Elsa Fernandes, Vice-Reitora da Universidade da Madeira, e desenvolvido por Ana Leça Umbelino, CEO da MindSurfing, e Maria Ana Botelho Neves, Design Strategist da business Transformation By Design - with The Thinking Hotel.
Este novo programa destina-se a pessoas singulares (empreendedores, gestores, diretores, investigadores), PMEs e centros/institutos de investigação que se encontrem no espaço de cooperação do projeto (Gran Canaria, Madeira e Cabo Verde), de qualquer área de atividade. A inscrição é gratuita e deve ser efetuada até 30 de janeiro de 2021, através da página do programa, em http://innomac.web.uma.pt.
Com duas fases, Formação e Mentoria, o programa UMa Inovação acontece online, através da plataforma zoom, e irá proporcionar sessões dinâmicas e participativas, com enfoque na colaboração e inovação, disponibilizando valor aos participantes através de conteúdos e experiências úteis em “Cultura de Inovação”, “Design e Prototipagem” e “Inovação e Colaboração”.
A fase 1 - Formação tem a duração de 8 semanas e oferece um total de 34 horas de partilha de conhecimento, métodos e ferramentas, incluindo 2 horas semanais de laboratório criativo para prototipagem e exploração de ideias. É constituída por quatro módulos “O que é inovação – mitos e conceitos”, “Criar uma Cultura de Inovação - o que é e porque é importante”, “Criação de valor com inovação - modelos e ferramentas”, “Liderar a inovação – abordagens atuais”.
Por sua vez, a fase 2 – Mentoria acontece na sequência da fase de Formação, também com a duração de 8 semanas. Contempla 32 horas de formação e aplicação prática das metodologias e abordagens, bem como 10 horas de mentoria personalizada a cada um dos 4 projetos selecionados para esta fase.
No mês de janeiro acontecem 3 sessões temáticas online, abertas a todos os interessados no tema da inovação, nos dias 19, 22 e 26 às 12h.
No decorrer deste programa, os participantes irão adquirir competências, aplicar ferramentas e metodologias de inovação às necessidades específicas da sua empresa ou dos projetos que gerem. Os conteúdos e as sessões práticas têm por base as melhores práticas de gestão da inovação e serão adaptadas aos contextos concretos dos participantes no programa.
Data de publicação: 16/02/2026
Vamos Falar de Livros - 11Data de publicação: 16/02/2026
Estágios de Verão no CQMData de publicação: 16/02/2026
Dia Internacional do Preservativo - Espaço Saúde +Data de publicação: 13/02/2026
Docentes da FAH eleitos coordenadores do Grupo de Trabalho de Retórica da SOPCOMData de publicação: 13/02/2026
UMa entra pela primeira vez no Ranking Europeu QSData de publicação: 10/02/2026
Aula Aberta: Audiovisual Translation (AVT) English - German PerspectivesData de publicação: 09/02/2026
UMa integra Observatório da Infância e da Adolescência da MacaronésiaData de publicação: 05/02/2026
Data de publicação: 11/12/2024
Curso de Formação: Seja Breve! - aprenda a dizer mais com menosData de publicação: 15/05/2024
Is sustainable tourism marketing working on Madeira? A tourist’s viewData de publicação: 15/02/2019
Vamos Falar de Livros - 11Data de publicação: 16/02/2026
VI Mostra de Vídeo. Artes Visuais, UMaData de publicação: 11/06/2021
Seminário: Nanomedicine in oncology drug discovery: Main drug development aspectsData de publicação: 29/05/2023
Curso de Formação "Software SIG/GIS – Componente Avançada – Código Aberto"Data de publicação: 26/11/2020
Candidaturas aos CTeSP 2024/2025Data de publicação: 15/07/2024