Data de publicação: 03/03/2022

Protocolo de cooperação entre a UMa e o AIR Centre

A Universidade da Madeira (UMa) e o Atlantic International Research Centre (AIR Centre), com sede no TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira (Açores), assinaram no passado dia 27 de janeiro um protocolo de cooperação para a realização de iniciativas de interesse comum, em áreas fundamentais na consolidação e desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira e no contexto particular do Oceano Atlântico.

As modalidades de cooperação entre as duas instituições incidem no domínio da investigação, formação, educação, aperfeiçoamento e prestação de serviços que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento e inovação em áreas fulcrais como o Espaço, Clima, Atmosfera, Oceano e Energia no Atlântico. 

Este protocolo prevê ainda a realização e divulgação de atividades conjuntas visando a educação, formação e investigação naquelas áreas fulcrais, junto dos seus colaboradores, instituições parceiras e comunidade académica.

Neste âmbito, importa destacar o relevante contributo da Vice-Reitora da UMa, Profª Doutora Elsa Fernandes; da Docente da Faculdade de Ciências da Vida da UMa, Profª Doutora Irene Camacho; e da Secretária Executiva do AIR Centre, Drª Alexandra Frazão, para a formalização deste acordo de cooperação.

O protocolo foi assinado pelo Reitor da UMa, Sílvio Moreira Fernandes, e pelo Diretor Executivo do AIR Centre, Miguel Belló Mora.