Data de publicação: 06/10/2021

Requalificar +DIGITAL

O Requalificar +DIGITAL é  um programa da Secretaria Regional da Economia, da Startup Madeira e da Universidade da Madeira, que irá requalificar população ativa com ensino superior, para a área da programação. Esta iniciativa decorre da auscultação de 27 empresas tecnológicas que evidenciaram a crescente necessidade de recursos humanos nestas áreas, quer a nível regional, nacional e mundial. Surge assim a necessidade e oportunidade de requalificar outras profissões para a área da programação.

A UMa já oferece CTESP em programação e  Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Engenharia Informática. Além desta oferta formativa será possível adicionar o programa Requalificar + DIGITAL que permitirá integrar e requalificar recursos humanos com formações superiores em áreas distintas [Ex: artes e design, ciências da vida, ciências sociais, línguas e humanidades, matemáticas, etc.] e dotá-los de competências na área da programação, adaptando às necessidades reais das empresas aderentes sendo o principal objetivo do programa Requalificar +DIGITAL.

É uma oportunidade para desempregados e/ou indivíduos que pretendem alterar o seu percurso profissional e que desejam integrar uma nova oportunidade de trabalho. Mas também uma oportunidade para as empresas que querem atrair para os seus quadros recursos humanos motivados a participar na transição digital e com competências distintas, pois a sua formação base é diversificada.


Objetivos:

    • Potenciar a empregabilidade da população ativa em sectores diretamente relacionados com a  transição digital
    • Integrar e requalificar recursos humanos com formação superior
    • Organizar cursos de média duração adaptados às necessidades reais das empresas tecnológicas
    • Fomentar a inovação empresarial através da integração de recursos humanos qualificados em diferentes áreas

Cursos:

Os cursos .NET e JAVA serão as 2 primeiras linguagens que serão  lecionados  e adaptados a necessidades reais das empresas aderentes a cada uma das edições. Cada curso terá a duração de 8 meses [5 meses formação em sala + 3 meses de estágio curricular na empresa].

Os cursos são de participação gratuita. A emissão do certificado pela Universidade da Madeira obrigará à participação em pelo menos 90% do horário e aproveitamento em todas as unidades curriculares.

O Requalificar +DIGITAL é uma iniciativa que pretende integrar os participantes diretamente nas empresas. Após a conclusão de cada edição as empresas aderentes deverão de garantir um contrato de trabalho de 12 meses para o mínimo de 80% dos finalistas de cada curso,  por si selecionados na fase inicial. O valor do contrato de trabalho definido para esta iniciativa deverá ser no valor mínimo de 1.000 € + subsídio de alimentação.

Cique aqui para consultar informação adicional.