Data de publicação: 12/05/2021

Seminário Desporto e Ciência 2021 - Videos já disponiveis

O Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira organizou a 15º Edição do Seminário Desporto e Ciência 2021 entre os dias 20 e 21 de maio de 2021. Trata-se de um evento científico associado ao Mestrado em Atividade Física e Desporto, que ocorre todos os anos.

O Seminário contou com a participação de professores e investigadores quer da Universidade da Madeira, quer de outras instituições do ensino superior nacionais e internacionais. Durante dois dias, em 26 comunicações livres orais e 47 comunicações em poster foi apresentada a investigação desenvolvida pelo Departamento de Educação Física, versando áreas afins ao Desporto e à Atividade Física, como a da Saúde, da Otimização do Rendimento no Treino Desportivo, a Gestão, Lazer e Recreação, Psicologia e mudanças comportamentais, Turismo desportivo, Metodologias e abordagens de Ensino, entre tantos outros.

O Seminário Desporto e Ciência foi uma formação validada com 13h para efeitos de progressão na Carreira dos Docentes, e 2,6 Unidades de Crédito para a formação contínua de Treinadores, Técnicos de Exercício e Diretores.






O Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira, com o apoio do Centro de Desenvolvimento Académico, promove mais uma edição do Seminário Desporto e Ciência 2021, nos dias 20 e 21 de maio.




À semelhança da edição anterior, também esta irá decorrer num formato online, via plataforma zoom, das 14h30 às 18h30, no dia 20 de maio, e das 09h às 19h30, no dia 21 de maio.




O seminário pretende reunir profissionais e estudantes, da Universidade da Madeira e de outras instituições do ensino superior nacionais e internacionais, com o intuito de partilhar o conhecimento científico, na área das ciências do desporto e de responder a questões relevantes e problemáticas relacionadas com o Ensino da educação Física, nas escolas, com a Gestão do Desporto, com a Metodologia do treino Desportivo ou com a Saúde e Prescrição do Exercício. Pretende ainda dar um contributo formativo aos estudantes e profissionais ligados à Educação Física e desporto ou de outras áreas afins.




Durante este evento, os participantes terão a oportunidade de analisar a atividade física infantil e o papel da educação física em tempos de pandemia; os contributos didáticos do voleibol, do atletismo, do Karaté e da dança no ensino; e o desporto na vertente saúde e performance desportiva. Os participantes vão poder também aprofundar conhecimentos no que concerne ao processo de conceção e desenvolvimento de atividades de turismo de natureza e obter uma maior compreensão dos diferentes métodos de investigação utilizados nas ciências do desporto e da relação existente entre a motivação e a atividade física. Os participantes vão poder ainda identificar os contributos dos voluntários na organização de eventos desportivos internacionais e verificar o efeito das aulas de educação física na aptidão física dos alunos.






Esta ação está validada pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, em 13 horas, para os professores dos grupos de recrutamento 160, 260 e 620, e acreditada em 2.6 unidades de crédito, para Treinadores de Desporto, Técnicos de Exercício Físico e Diretores Técnicos.




A participação requer inscrição prévia, até ao dia 20 de maio (12h00).

INSCRIÇÃO | PROGRAMA