
Data de publicação: 24/01/2025
Smart Irrigation Technologies - 2.ª ação de formação no âmbito do Projeto Europeu isUP-AgrO
De 27 a 31 de janeiro, vai realizar-se na Universidade da Madeira a segunda ação de formação inserida no âmbito do Projeto Europeu isUP-AgrO “Unlocking the Potential for Agricultural Research on an EU Outmost Region: boosting ISOPlexis centre”.
A formação será dinamizada por investigadores do Instituto de Recursos Naturales y Agrobiología de Sevilla (IRNAS), do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) de Espanha, que é parceiro deste projeto, e tem como público-alvo os investigadores do Centro ISOPlexis - Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar da Universidade da Madeira, técnicos e alunos.
No dia 27, das 11-13h, as investigadoras vão fazer uma palestra aberta (não é necessário fazer inscrição); como os seguintes temas: 1) Introduction to vascular plant anatomy for understanding water relations and hydraulic function; Virginia Hernández Santana (11-12h) e 2) Introduction to vascular plant physiology for understanding water relations and hydraulic function; Celia M. Rodriguez Dominguez (12-13h).
O Projeto isUP-AgrO “Unlocking the Potential for Agricultural Research on an EU Outmost Region: boosting ISOPlexis centre” (https://lnkd.in/djvb5FSb) (número 101159644 — HORIZON-WIDERA-2023-ACCESS-02), é coordenado pela Universidade da Madeira e tem como objetivo tornar o ISOPlexis uma referência europeia em investigação em Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar.
Neste projeto estão envolvidos dois centros de investigação de renome internacional: o IRNAS-CSIC de Espanha, e a Universidade de Parma, em Itália, bem como a participação da empresa portuguesa de inovação Saturntech. Conta ainda com a colaboração e apoio de diversas entidades e parceiros regionais, sendo de realçar o apoio da Unidade de Implementação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente e da Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente. Para concretizar os objetivos definidos no projeto está prevista uma ampla estratégia de partilha de conhecimento entre parceiros, que compreende investigação conjunta, intercâmbio de especialistas, formação e treino, escolas de verão conjuntas, workshops, realização de um simpósio internacional, bem como a participação em conferências e outras atividades de divulgação.
Data de publicação: 12/08/2025
Colóquio: Educação pela Arte – Políticas, Práticas e DesafiosData de publicação: 11/08/2025
Candidatura a Concursos especiais para acesso e ingresso nas Licenciaturas 2025/2026Data de publicação: 08/08/2025
Candidatura a Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso 2025/2026Data de publicação: 08/08/2025
Cerimónia de comemoração oficial do 40º Aniversário da ESS-UMaData de publicação: 06/08/2025
Candidaturas aos Mestrados 2025/2026 - Fase agostoData de publicação: 06/08/2025
Ciclo de conferências “Comparativamente”: Cinquenta anos de docência: fatores de mudança e diálogos intergeracionaisData de publicação: 05/08/2025
Dia e Semana Mundial do aleitamento materno 2025 - Espaço Saúde +Data de publicação: 04/08/2025
Data de publicação: 19/02/2019
Pós-Graduação em Gestão Empresarial para Licenciados noutras áreas 2025/2026Data de publicação: 16/04/2025
Juntos em rumo ao novo semestre (caminhada, convívio e contemplação do Pôr-do-sol na Praia da Calheta)Data de publicação: 20/01/2025
I Jornadas de Estudos e Intervenções com a Família: Da compreensão à IntervençãoData de publicação: 11/01/2024
Winter School: Digital Media for Island Tourism. The case of Madeira and its heritageData de publicação: 10/02/2025
Seminário: Património Cultural Imaterial: memória, tradição e saber-fazerData de publicação: 16/04/2024
Workshop on Operator Theory, Complex Analysis, and Applications 2024 and Young Researchers in Functional Analysis and Mathematical Physics'24Data de publicação: 19/07/2024
Smart Irrigation Technologies - 2.ª ação de formação no âmbito do Projeto Europeu isUP-AgrOData de publicação: 24/01/2025