
Data de publicação: 22/03/2024
UMa é parceira de projeto europeu para melhorar competências matemáticas de adolescentes
A Universidade da Madeira é uma das oito instituições europeias a integrar o MathIA, um novo projeto que pretende obter um Modelo de Inteligência Artificial que ajude a melhorar os resultados das competências matemáticas dos adolescentes.
Entre os objetivos do projeto estão o trabalho de temáticas como a igualdade e a atenção à diversidade, a sensibilização para as altas capacidades, dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especiais, a criação de um banco de recursos que auxilie os professores nos processos de ensino-aprendizagem e a promoção da aprendizagem nas áreas CTEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, reduzindo, desta forma, os níveis de ansiedade antes da realização de exames.
Além da Universidade da Madeira, fazem parte do projeto outras três instituições de ensino superior (Universidade de Múrcia, Universidade de La Laguna e Universidade de Pavia), três escolas (Colegio Concertado Vicente Medina, Mayco School of English e Istituto Comprensivo di Via Angelini), e uma empresa (COMENIUS IDI/centro AVENTURINNA iDi - Centro de Pedagogia e Psicologia da Educação).
A equipa da Universidade da Madeira é constituída por Ana Antunes (Departamento de Psicologia - Faculdade de Artes e Humanidades), Karolina Baras (Departamento de Informática e Design de Media Interativos - Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia), Elsa Fernandes, Sandra Mendonça e Sónia Martins (Departamento de Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia), e Nuno Fraga (Departamento de Ciências da Educação - Faculdade de Ciências Sociais).
A primeira reunião do projeto MathIA realizou-se na Universidade de Múrcia (coordenadora do projeto), a 20 de fevereiro de 2024, com a participação das docentes da Universidade da Madeira Ana Antunes e Karolina Baras.
O projeto MathIA - Modelo de Inteligencia Artificial para enriquecer y mejorar las competências matemáticas en el alumnado adolescente, é financiado pelo programa Erasmus+, através da ação KA220-SCH - Cooperation partnerships in school education, e tem a duração de três anos, estando prevista a sua conclusão para outubro de 2026.
Data de publicação: 18/07/2025
Conferencia: Interdisciplinary Perspectives on Human CapacityData de publicação: 18/07/2025
Candidaturas aos CTeSP 2025/2026Data de publicação: 18/07/2025
V Encontro Nacional de Voluntariado do Ensino SuperiorData de publicação: 16/07/2025
1º Webinar Impacto da utilização excessiva de dispositivos eletrónicos na saúde física e mental - Espaço Saúde +Data de publicação: 09/07/2025
Dia Mundial das Alergias - Espaço Saúde +Data de publicação: 08/07/2025
Revista Commentarium: Journal of Humanities StudiesData de publicação: 08/07/2025
Primeira utilização na Europa de drone de colheita de plantas raras em ravinasData de publicação: 07/07/2025
Data de publicação: 14/05/2024
Candidaturas aos Doutoramentos 2024/2025Data de publicação: 05/04/2024
Concurso para o Estudante Internacional 2023/2024 - CTeSP - Fase AbrilData de publicação: 03/04/2023
Conferência Internacional: Periferias em Tempos de CriseData de publicação: 02/05/2024
Concurso para o Estudante Internacional 2024/2025 - LicenciaturasData de publicação: 11/03/2024
Sessão de informação Bolsas e oportunidades Programa Fulbright 2025/2026Data de publicação: 08/01/2025
Seminário Internacional: Variação Linguística, Identidades, MobilidadesData de publicação: 02/05/2022
Inscrição em Unidades Curriculares Singulares (1º semestre) 2024/2025Data de publicação: 21/09/2024