Data de publicação: 26/04/2021
UMa integra plataforma mundial de práticas e tecnologias agrícolas
A Universidade da Madeira, através do ISOPlexis - Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar, passou a cooperar com o Serviço TECA - Technologies and Practices for Small Agricultural Producers, uma plataforma online que reúne práticas e tecnologias agrícolas bem-sucedidas para facilitar a troca de conhecimentos e ajudar os agricultores no campo, com guias técnicos.
Neste âmbito, o ISOPlexis contribuiu recentemente com duas técnicas, estando uma já disponível para consulta na página deste serviço: "Propagação seminal e vegetativa – amostragem e conservação de material genético. Milho branco - Zea mays L. subsp. mays”.
Nesta técnica, o ISOPlexis descreve em pormenor os procedimentos utilizados na amostragem, seleção do material vegetativo a manter na conservação de semente de uma variedade local da madeira, milho branco, típica de uma zona do Norte da Madeira, do Concelho de Santana, registada no Catálogo Nacional de Variedades.
O milho branco pertence à variedade indurata, caracteriza-se por ser uma planta de grande porte, chegando a ter cerca de 3,5-4 metros de altura, e possui grão grande de cor branca. É usado tradicionalmente na alimentação, sendo consumido em fresco ou em farinha. A biomassa, do restolho da cultura, é normalmente utilizada como forragem na alimentação animal, em camas ou coberturas.
Uma vez incluídos na Plataforma TECA, estes conteúdos ficam disponíveis para os técnicos e agricultores de todo o mundo, podendo as tecnologias e práticas documentadas, ser replicados por estes, com as devidas adaptações ao seu próprio contexto.
No âmbito deste protocolo de colaboração o ISOPlexis desenvolveu anteriormente a revisão e validação de 55 guias técnicos para os PALOPs e 2 webinars (seminários) para os técnicos de diversos países subordinados ao tema “Practices for the development of sustainable agriculture - Agroecology and Organic Agriculture: Experiences and examples applied in Madeira Island, Portugal”, encontrando-se em fase a validação de um guia prático desenvolvido pelo ISOPlexis em com o CITAB, intitulado “siderações e culturas para melhorar solos com baixo teor de matéria orgânica.
A TECA é um serviço que foi lançado em 2002 pela FAO – Food and Agriculture Organization, com o objetivo de responder à necessidade de um arquivo sistemático e fácil de usar, disponível online, sobre práticas, tecnologias e inovações, histórias de sucesso e estudos de caso para a agricultura familiar. Nesta plataforma, as tecnologias e práticas de diversas regiões e países são disponibilizadas em diferentes línguas (Inglês, Francês, Espanhol e Português) para atingir um público mais amplo.
Data de publicação: 04/11/2025
Dia Mundial "Uma só saúde" - Espaço Saúde +Data de publicação: 03/11/2025
Docente e Investigador da UMa participam em Guias de PolinizadoresData de publicação: 03/11/2025
Conferência: De Nantucket às Western Islands: Os Açores nas Rotas da BaleaçãoData de publicação: 29/10/2025
Microcredenciais 2025/2026 - Engenharia de PromptsData de publicação: 28/10/2025
Aula Aberta: Temas de Estudos CulturaisData de publicação: 28/10/2025
Candidaturas à Microcredencial Engenharia de Prompts 2025/2026Data de publicação: 28/10/2025
International Conference Discourses in Interaction IIIData de publicação: 23/10/2025
Data de publicação: 17/02/2025
Sete Docentes e Investigadores da UMa no Top 2% dos mais citados no MundoData de publicação: 24/09/2024
Renovação de inscrição 2024/2025Data de publicação: 07/08/2024
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2024Data de publicação: 26/06/2024
Estudantes de Artes Visuais da UMa participam em programa intensivo de aprendizagem nos Países BaixosData de publicação: 27/06/2024
Concurso para o Estudante Internacional 2024/2025 - MestradosData de publicação: 21/03/2024
Dia da Coreia na Universidade da MadeiraData de publicação: 04/11/2024
Seis cursos da UMa nas áreas de turismo e hotelaria certificados pelo Turismo de PortugalData de publicação: 21/10/2024