Data de publicação: 15/04/2024
UMa integra projeto europeu para melhorar as coleções de referência de polinizadores em Portugal
A Universidade da Madeira, através da Faculdade Ciências da Vida, (UMa-FCV) integra o ARCADE - Aligning Reference Collections with tAxonomic Development Efforts for pollinator conservation in Portugal, projeto europeu destinado a rever e a melhorar as coleções dos principais grupos de polinizadores em Portugal.
O ARCADE é liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e “tem como objetivo indexar, rever e melhorar as principais coleções de referência de abelhas, moscas-das-flores e borboletas diurnas em todo o país”.
A equipa em representação da Universidade da Madeira conta com a coordenação de Dora Pombo, docente e investigadora da FCV-UMa e responsável pela Coleção de Insetos da Universidade da Madeira (UMACI), e de Gonçalo Gomes e Hugo Silva, membros da UMACI.
“O ARCADE integra um projeto europeu maior, o TETTRIs, e conta com três grandes metas que incluem a criação de uma base de dados acessível e atualizada a partir de diversas subcoleções de polinizadores em Portugal, a revisão e melhoria de três coleções públicas portuguesas para servirem como referência em projetos futuros, e o desenvolvimento de protocolos de boas práticas para a organização e preservação das coleções existentes e futuras. “
São também parceiros do ARCADE, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, o FLOWer Lab do CFE da FCTUC, o cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, e a Universidade dos Açores.
Clique aqui para aceder ao comunicado da Universidade de Coimbra, líder do Projeto.
Informação adicional sobre o projeto ARCADE: https://www.pollinet.pt/arcade
Data de publicação: 20/10/2025
Dia Mundial do Combate ao Bullying - Espaço Saúde +Data de publicação: 20/10/2025
Candidaturas aos CTeSP 2025/2026 - Fase SuplementarData de publicação: 20/10/2025
Candidatura a Concursos especiais para acesso e ingresso nas Licenciaturas 2025/2026 - Fase suplementarData de publicação: 20/10/2025
Candidatura a Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso 2025/2026 - Fase SuplementarData de publicação: 20/10/2025
Dia Mundial da Luta contra o Cancro da Mama - Espaço Saúde +Data de publicação: 19/10/2025
Dia Mundial da Menopausa - Espaço Saúde +Data de publicação: 18/10/2025
Dia Mundial da Alimentação - Espaço Saúde +Data de publicação: 16/10/2025
Data de publicação: 17/03/2023
Literacia Científica: Ensino, Aprendizagem e QuotidianoData de publicação: 25/02/2021
II Jornadas do Mestrado em Estudos Regionais e LocaisData de publicação: 08/11/2022
Sete Docentes e Investigadores da UMa no Top 2% dos mais citados no MundoData de publicação: 24/09/2024
Renovação de inscrição 2024/2025Data de publicação: 07/08/2024
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2024Data de publicação: 26/06/2024
Concurso para o Estudante Internacional 2024/2025 - MestradosData de publicação: 21/03/2024
Universidade da Madeira estabelece protocolo de cooperação com universidade cubanaData de publicação: 16/10/2025