Data de publicação: 07/01/2019

UMa vence desafio da Novo Verde

O projeto Reciclar Mais na Universidade da Madeira (Reciclar+UMa) foi o grande vencedor da Região Autónoma da Madeira do desafio Novo Verde Packaging Universities Award.

Prémio no valor de 7500 euros será convertido em equipamentos e recursos para a implementação das soluções ambientais propostas na candidatura, no primeiro semestre de 2019.

Reciclar+UMa foi desenvolvido por um grupo de trabalho liderado por Helder Spínola, docente de Educação Ambiental e membro do Centro de Investigação em Educação da UMa, e constituído por 5 alunos do Curso Técnico Superior Profissional em Guias da Natureza (CTeSP) (Maria Pestana, Maria Andrade, Ricardo Silvano, Rúben Vieira e António Gonçalves).

O projeto vencedor tem como principal objetivo promover a separação dos resíduos na Universidade da Madeira, para posterior reciclagem, a par do incentivo à redução da produção. Pretende também criar um contexto exemplar para uma boa gestão dos resíduos, não só como forma de contribuir para a diminuição da pegada ecológica da Instituição, mas também para que se constitua num verdadeiro espaço educativo promotor de literacia ambiental.

Neste âmbito, está previsto a instalação de mini ecopontos em todas as salas de aula para promover a separação; a disponibilização de uma fonte de abastecimento de água fresca e filtrada da rede pública, para consumo através de garrafas reutilizáveis, como forma de evitar as embalagens provenientes do consumo de água engarrafada; a implementação de copos reutilizáveis para o consumo de café disponibilizado nas máquinas de venda automática; e, entre outros, o desenvolvimento da compostagem de resíduos orgânicos. A par destas medidas, o projeto irá desenvolver um programa de educação ambiental inovador ancorado na dinamização de interações sociais em contextos socioculturais reais, dirigido a toda a Comunidade Académica e envolvendo os próprios alunos, funcionários e professores na promoção da literacia ambiental para a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos da Universidade da Madeira.