Data de publicação: 29/09/2022
Universidade da Madeira é uma das vencedoras da primeira edição do Programa FLAD/OPP-Saúde Mental no Ensino Superior
O Serviço de Psicologia da Universidade da Madeira (SP-UMa) foi um dos vencedores da primeira edição do Programa FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior. (UMa) é uma das três Instituições vencedoras da primeira edição do Programa FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior.
Este programa resulta de uma parceria entre a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e com o alto patrocínio da Presidência da República, recebeu 32 candidaturas. O júri composto por Ana Isabel Lage Ferreira, membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Ângela Maia, docente no Departamento de Psicologia Aplicada na Escola de Psicologia da Universidade do Minho e Maria da Conceição Bento, diretora-geral do Ensino Superior, selecionou três projetos para receberem o apoio do programa.
O projeto Wellbeing UMa, com foco no desenvolvimento das competências sócio-emocionais dos alunos e na criação de uma rede de apoio coesa e solidária entre eles e outros grupos do universo universitário, este projeto introduz a criação de Embaixadores de Saúde Mental. Trata-se de estudantes universitários que, em regime de voluntariado, serão envolvidos e formados para poderem desenvolver, implementar e acompanhar as atividades ao abrigo deste projeto. Os wellBEING Spots envolvem Artes, Desporto, Escrita Criativa, Musicoterapia, Leituras ao Ar Livre e até um Cruzeiro Filosófico, sempre com vista ao desenvolvimento da literacia psicológica e a facilitar a autoexpressão, autoconsciência e interação social.
De acordo com o júri, “este projeto vem no seguimento de um trabalho já realizado pela Universidade da Madeira e irá ser um contributo importante para a consolidação do ambiente e da identidade desta Instituição de Ensino Superior. É muito transversal e muito sólido, quer do ponto de vista teórico, quer prático”.
Os projetos selecionados são apresentados esta sexta-feira dia 30 de setembro durante a 5ª edição do Congresso OPP, em Aveiro.
Data de publicação: 20/03/2026
Antologia de Poemas DLLC-FAH - Dia Mundial da PoesiaData de publicação: 20/03/2026
Apresentação do Livro: Estudos de Literatura Madeirense, Volume IData de publicação: 19/03/2026
Conferência: As instituições europeias: políticas e juventude - CANCELADAData de publicação: 19/03/2026
Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos 2026/2027Data de publicação: 19/03/2026
Seminário Pós-Graduação Comunicação Digital: Linguagem em Ambientes DigitaisData de publicação: 18/03/2026
V Jornadas do Mestrado em Estudos Regionais e LocaisData de publicação: 18/03/2026
Seminário Temático Mestrado em Estudos Regionais e LocaisData de publicação: 17/03/2026
Data de publicação: 20/10/2023
IX Simpósio "Cuidar de Quem Cuida"Data de publicação: 21/01/2025
Candidaturas aos CTeSP 2024/2025Data de publicação: 15/07/2024
Candidaturas para estudantes internacionais 2025/2026Data de publicação: 03/03/2025
31 Desafios!Data de publicação: 09/04/2019
Mesa Temática em Administração Educacional: Tempos e contratempos no desenvolvimento da escola democráticaData de publicação: 30/03/2023
Congresso Internacional “500 anos do nascimento do Pe. Manuel Álvares, S.J.” - Chamada para ComunicaçõesData de publicação: 05/12/2025
Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos 2025/2026Data de publicação: 07/03/2025