Data de publicação: 07/12/2021
Universidade da Madeira forma jovens Santomenses
A Universidade da Madeira e o Ministério de Turismo e Cultura da República Democrática de São Tomé e Príncipe assinaram em abril de 2021 um protocolo de cooperação para a formação e capacitação da mão-de obra São-Tomense.
Ao abrigo deste protocolo, a Universidade da Madeira (UMa) vai receber já este ano letivo de 2021/2022 cerca de 80 jovens Santomenses para os seus cursos de Licenciatura e Técnicos Superiores Profissionais. Os primeiros 20 jovens chegaram no passado domingo, dia 5 de dezembro, tendo ficado alojados na Residência Universitária dos Serviços de Ação Social da UMa. Os restantes 60 vão chegar durante as próximas semanas.
Esta cooperação insere-se numa dinâmica para a execução do Programa de formação e de capacitação. As formações iniciais serão destinadas aos jovens São-tomenses que queiram graduar-se e/ou pós-graduar-se na UMa. Por sua vez, a capacitação e/ou a pós-graduação destinam-se essencialmente aos funcionários da Direção Geral de Turismo e Hotelaria de São Tomé. Além da componente de formação, este protocolo vai também proporcionar a partilha de conhecimento e a realização de trabalhos de investigação científica.
O protocolo foi assinado pelo Reitor da UMa, Sílvio Moreira Fernandes, e pelo Ministro de Turismo e Cultura de São Tome e Príncipe, Aerton do Rosário Crisóstomo. É válido por um prazo de cinco anos, sendo renovável por períodos de igual duração.
Com esta nova cooperação institucional foi dado mais um passo rumo ao objetivo estratégico da Universidade da Madeira o de consolidar a sua estratégia de internacionalização.
Data de publicação: 19/12/2025
Docente da Universidade da Madeira ministra palestra sobre a Engenharia versus a CidadaniaData de publicação: 16/12/2025
Apresentação do Projeto Atelier 77Data de publicação: 15/12/2025
CQM integra projeto europeu FOCUS-4R, classificado em 1º lugar no concurso ERA Talents do Horizonte EuropaData de publicação: 11/12/2025
Palestra: A Engenharia Física e Computacional na indústria de alta tecnologia - CANCELADOData de publicação: 11/12/2025
Conferência: Narrativas do Atlântico: A Baleação nos Açores através dos Olhos dos ViajantesData de publicação: 09/12/2025
Conferência: Madeira Twin Cohort – a rich source of information on the role of genetic and environmental factors in human physiqueData de publicação: 09/12/2025
4º Temas de Histopatologia em Debate na UMaData de publicação: 05/12/2025
Data de publicação: 19/02/2019
Visita de estudo alunos do CTeSP em Construção CivilData de publicação: 18/04/2023
V Jornada - Insularidades | Experimentos. Travessias. ResiliênciaData de publicação: 07/12/2023
Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2025/2026 - NOVA DATAData de publicação: 17/11/2025
Conferência: O Papel das Cidades Pequenas no Desenvolvimento Sustentável na Europa AtualData de publicação: 03/06/2024
Matrículas dos Novos Estudantes da Universidade da Madeira 2023/24 - 2ª Fase CNAData de publicação: 15/09/2023
Candidaturas aos CTeSP 2025/2026Data de publicação: 18/07/2025
Palestra: Durabilidade, o Desafio na Construção CivilData de publicação: 25/02/2025