
Data de publicação: 04/05/2023
Universidade da Madeira inicia avaliação da Literacia Ambiental no ensino superior português
Projeto de investigação no valor de 240 mil euros foi aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
O Projeto ‘Avaliação e Promoção da Cultura Ambiental no Ensino Superior’ foi selecionado para financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e irá receber, ao longo dos próximos 3 anos, 240 mil euros para caracterizar e compreender a literacia ambiental dos estudantes do ensino superior em Portugal. São parceiros da Universidade da Madeira neste projeto de investigação a Universidade Aberta, a Universidade dos Açores, a Universidades do Algarve, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior, a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Leiria, sendo junto dos estudantes destas mesmas instituições que o Projeto procurará compreender os processos de promoção da literacia ambiental.
O Projeto conta com uma equipa multidisciplinar, nomeadamente das áreas de educação, biologia, ambiente, engenharia, sustentabilidade, filosofia e psicologia, distribuída pelas 8 Instituições do Ensino Superior participantes, num total de 12 investigadores. Esta equipa é liderada por Hélder Spínola, Professor Adjunto Convidado da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira, e conta também com outros investigadores do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, nomeadamente Jesus Maria Sousa, Liliana Rodrigues e Sílvia Mateus Carreira. Para além de conhecer os níveis de literacia ambiental com que os estudantes chegam ao ensino superior e como evoluem até à conclusão das licenciaturas, esta equipa reunirá inúmeras variáveis relativas aos próprios estudantes, ao corpo docente, aos curricula dos cursos, às atividades desenvolvidas e aos cuidados ambientais já implementados nos campi, para, assim, identificar quais as que mais influenciam o sucesso da educação ambiental.
Como resultado final deste projeto de investigação, passará a estar disponível pela primeira vez em Portugal o perfil do estudante à chegada ao ensino superior, no que diz respeito aos níveis de literacia ambiental (conhecimentos, atitudes e comportamentos relativos ao ambiente) e conhecer-se-á a influência e a evolução que decorre a partir daí. Igualmente importante serão as respostas que o estudo procurará obter sobre as abordagens a adotar para melhor promover a literacia ambiental dos estudantes e desenvolver uma cultura ambiental no ensino superior português.
Data de publicação: 28/08/2025
Curso de Português Língua Não Materna 2025/2026Data de publicação: 27/08/2025
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2025 - 2.ª faseData de publicação: 24/08/2025
Universidade da Madeira: colocação de novos estudantes - resultados da 1ª fase do CNA 2025Data de publicação: 24/08/2025
Matrículas dos Novos Estudantes da Universidade da Madeira - 2025/26 - 1.ª fase CNAData de publicação: 23/08/2025
Candidaturas aos Reingressos para os 2º e 3º Ciclos de Estudos 2025/2026Data de publicação: 13/08/2025
Dia Internacional da Juventude - Espaço Saúde +Data de publicação: 12/08/2025
Colóquio: Educação pela Arte – Políticas, Práticas e DesafiosData de publicação: 11/08/2025
Data de publicação: 05/02/2025
XIX Colóquio CIE-UMa: Formação de professores: Contributos da investigaçãoData de publicação: 27/09/2023
Universidade da Madeira: colocação de novos estudantes - resultados da 1ª fase do CNA 2025Data de publicação: 24/08/2025
X Fórum da EmpregabilidadeData de publicação: 19/04/2024
Projeto inovador para apoio psicológico após perda gestacional precoceData de publicação: 11/02/2022
Conferência "Literatura açoriana - alguns olhares"Data de publicação: 17/03/2021
Sessão Solene Comemorativa do Dia da Universidade da Madeira 2023Data de publicação: 26/04/2023
Apresentação do livro Mulheres da Minha Ilha, Mulheres do meu País, de Ana Cristina Pereira (conversa da jornalista e escritora com Luisa Paolinelli e Naidea Nunes)Data de publicação: 09/03/2023