
Data de publicação: 04/05/2023
Universidade da Madeira inicia avaliação da Literacia Ambiental no ensino superior português
Projeto de investigação no valor de 240 mil euros foi aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
O Projeto ‘Avaliação e Promoção da Cultura Ambiental no Ensino Superior’ foi selecionado para financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e irá receber, ao longo dos próximos 3 anos, 240 mil euros para caracterizar e compreender a literacia ambiental dos estudantes do ensino superior em Portugal. São parceiros da Universidade da Madeira neste projeto de investigação a Universidade Aberta, a Universidade dos Açores, a Universidades do Algarve, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior, a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Leiria, sendo junto dos estudantes destas mesmas instituições que o Projeto procurará compreender os processos de promoção da literacia ambiental.
O Projeto conta com uma equipa multidisciplinar, nomeadamente das áreas de educação, biologia, ambiente, engenharia, sustentabilidade, filosofia e psicologia, distribuída pelas 8 Instituições do Ensino Superior participantes, num total de 12 investigadores. Esta equipa é liderada por Hélder Spínola, Professor Adjunto Convidado da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira, e conta também com outros investigadores do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, nomeadamente Jesus Maria Sousa, Liliana Rodrigues e Sílvia Mateus Carreira. Para além de conhecer os níveis de literacia ambiental com que os estudantes chegam ao ensino superior e como evoluem até à conclusão das licenciaturas, esta equipa reunirá inúmeras variáveis relativas aos próprios estudantes, ao corpo docente, aos curricula dos cursos, às atividades desenvolvidas e aos cuidados ambientais já implementados nos campi, para, assim, identificar quais as que mais influenciam o sucesso da educação ambiental.
Como resultado final deste projeto de investigação, passará a estar disponível pela primeira vez em Portugal o perfil do estudante à chegada ao ensino superior, no que diz respeito aos níveis de literacia ambiental (conhecimentos, atitudes e comportamentos relativos ao ambiente) e conhecer-se-á a influência e a evolução que decorre a partir daí. Igualmente importante serão as respostas que o estudo procurará obter sobre as abordagens a adotar para melhor promover a literacia ambiental dos estudantes e desenvolver uma cultura ambiental no ensino superior português.
Data de publicação: 14/10/2025
Dia Mundial da Trombose - Espaço Saúde +Data de publicação: 13/10/2025
LABS Talks: “Movement and the brain: the impact of exercise on health and cognition”Data de publicação: 13/10/2025
Dia Mundial da Visão - Recomendações para cuidar da visão - Espaço Saúde +Data de publicação: 09/10/2025
Vindima de conhecimento no projeto isUP-AgrOData de publicação: 09/10/2025
CQM junta-se ao INL em plataforma europeia para o desenvolvimento de novos chips semicondutoresData de publicação: 08/10/2025
MAM. Mostra de animações de estudantes e ex-estudantes da UMaData de publicação: 08/10/2025
Investigação realizada no CQM premiada em conferência em EspanhaData de publicação: 06/10/2025
Data de publicação: 18/02/2025
Seminário de Arte e Inteligência Artificial: Limites, Conflitos e DireitosData de publicação: 07/02/2025
UMa integra projeto europeu para melhorar as coleções de referência de polinizadores em PortugalData de publicação: 15/04/2024
UMa e Sky Portugal fortalecem a sua parceria com inauguração de nova sala de informática e atribuem Prémio de MéritoData de publicação: 16/07/2024
Sete Docentes e Investigadores da UMa no Top 2% dos mais citados no MundoData de publicação: 24/09/2024
Semifinal das Olimpíadas de Química JúniorData de publicação: 03/04/2025
Renovação de inscrição 2024/2025Data de publicação: 07/08/2024
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2024Data de publicação: 26/06/2024