Data de publicação: 19/09/2025

Universidade da Madeira inicia nova Pós-Graduação em Comunicação Digital com forte adesão do mercado

A Universidade da Madeira (UMa) dá início no próximo dia 22 de setembro à sua nova Pós-Graduação em Comunicação Digital, um curso pioneiro que registou uma forte procura na sua primeira edição.

O perfil diversificado dos 21 matriculados reflete a transversalidade e relevância desta formação no panorama atual: com uma idade média de 30 anos, os estudantes provêm de diferentes formações académicas, trabalhando maioritariamente na área da comunicação e procurando especializar-se nas mais recentes tendências do setor digital.

Formação inovadora da Faculdade de Artes e Humanidades

A Pós-Graduação em Comunicação Digital é um programa de estudos avançados oferecido pela Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira em regime pós-laboral. O curso confere 30 ECTS e está estruturado em dois semestres, respondendo às exigências dos profissionais que procuram conciliar formação e atividade profissional.

O corpo docente inclui professores doutorados e profissionais nas áreas da Comunicação (CMN) e Audiovisuais e Produção dos Media (MUL), garantindo uma formação de qualidade e atualizada às exigências do mercado digital, com uma abordagem teórico-prática que privilegia o desenvolvimento de competências através de estudos de caso. Haverá também a vinda de investigadores e especialistas aproximando os alunos ao mercado.

Estrutura curricular abrangente e multidisciplinar

A estrutura curricular combina uma Componente Estratégica ("Estratégias de Comunicação Digital"; "Comunicação de Crise em Ambiente Digital"; "Media Sociais"), uma Componente Prática ("Laboratório Digital"; "Campanhas Publicitárias Online"; e "Narrativas Visuais Interativas"), e uma Componente de Inovação ("Inovação Digital" e "Projeto final aplicado").

A Pós-Graduação em Comunicação Digital posiciona a UMa na vanguarda da formação em áreas emergentes, reforçando o seu compromisso com a inovação e a qualidade do ensino superior na região.

A forte procura registada e o perfil qualificado dos candidatos demonstram que esta formação veio responder a uma necessidade real do mercado regional, projetando a Madeira como um polo de referência na formação em comunicação digital.