Data de publicação: 22/01/2024

Universidade da Madeira integra nova unidade de investigação RISE-Health

A Universidade da Madeira (UMa) é parceira e vai acolher um polo de gestão do RISE-Health, uma nova unidade de Investigação centrada na procura de novos conhecimentos e soluções inovadoras para as doenças cardiovasculares, degenerativas e inflamatórias.

Além do polo na UMa, esta unidade de investigação terá também outros em quatro unidades orgânicas da Universidade do Porto, em quatro universidades públicas e em duas instituições de Ensino privado. Vai ainda envolver ativamente quatro escolas médicas e três de enfermagem, promovendo desta forma “uma melhor articulação da investigação com o ensino bem como da prática clínica com a inovação biomédica”.

O RISE-Health resulta de um processo de fusão entre três unidades de investigação da Universidade do Porto (CINTESIS, UnIC e MedInUP) e uma da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI). Está sediado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, sob a coordenação de Fernando Schmitt, e “integrará mais de 500 doutorados com múltiplas origens académicas e competências diversificadas, focados na investigação clínica e de translação, na saúde digital e inteligência artificial, nas biotecnologias e na inovação biomédica, na saúde da comunidade e na investigação em enfermagem”.  

O registo desta nova unidade de investigação foi oficializado a 17 de janeiro, no âmbito do atual processo de Avaliação do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).