Data de publicação: 14/05/2024

Universidade da Madeira recebe parceiros do Projeto «L'ingénierie d'accompagnement comme levier d'innovation pédagogique»

Encontram-se de visita à Universidade da Madeira de 14 a 16 de maio de 2024, os parceiros europeus da École Académique de la Formation Continue (EAFC), da Universidade de Lyon, da Universidade Autónoma de Madrid e do Institut Francais de Madrid, membros do Projecto ERASMUS+ « L'ingénierie d'accompagnement comme levier d'innovation pédagogique »,cuja coordenação, na Universidade da Madeira se encontra a cargo dos professores Paulo Brazão e Alice Mendonça.

Este projeto conta com uma parceria de 6 países: França, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália e Roménia, visa criar uma cultura e referências comuns acerca da Inovação Pedagógica. Pretende identificar invariantes, enfatizar a emergência do desenvolvimento da Inovação Pedagógica, a partilha de recursos e experiências, associadas a um espaço colaborativo de modo a co-construir recursos e compartilhar reflexões. Daqui emergirá a produção de um guia digital e interativo destinado aos professores. Este guia europeu de apoio à inovação comportará ferramentas, métodos, processos e recursos, assim como um quadro de competências profissionais para professores inovadores na União Europeia.

Nesta semana os parceiros irão fazer observações a práticas pedagógicas de dois projetos em curso: no ensino superior, o projeto ELABORA, proposto pela Universidade Madeira; no ensino secundário, o projeto COLORUM, proposto pela Escola Secundária Francisco Franco.

Clique aqui para aceder ao programa completo da visita