
Data de publicação: 14/03/2022
VIII Congresso Internacional da APLC
O VIII Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Literatura Comparada, “Olhares Cruzados: Representações das Epidemias nas Artes. Da Catástrofe à Resiliência”, organizado pela Universidade de Évora e pela Universidade da Madeira, pretende contemplar os interesses de investigação fundamentalmente centrados na temática das diferentes epidemias como a peste negra, a gripe espanhola, a cólera e a sida, e o modo como têm sido concebidas enquanto catástrofes que provocaram alterações profundas nos modos de existência e nas formas de relacionamento humano.
A pandemia da Covid-19 inscreve-se na perspectiva de uma crise global, que surpreendeu o Homem sem defesas e estilhaçou a sua visão do mundo, causando traumas, medos e estados de angústia, e provocando rupturas inesperadas na cultura e na economia, entre outras áreas. Ao longo dos tempos, as diversas artes (cinema, dança, fotografia, literatura, pintura, arte digital) têm tido a capacidade de confrontar o homem com a estranheza provocada por distintas epidemias, permitindo às diferentes linguagens explorar o valor alegórico do caos, denunciar as disfuncionalidades das sociedades, questionar o valor da Humanidade. A epidemia é uma experiência-limite de incerteza e de imprevisibilidade que interroga a relação do homem com a sua finitude.
Neste encontro comparatista, procura-se explorar como, por exemplo, as artes visuais, a literatura, a dança e a música formulam um aviso que potencia “o ensino da catástrofe” (2002: 73), segundo a expressão de Peter Sloterdijk: é possível aprender no meio dos destroços e (re)criar num contexto de adversidade.
Neste contexto de indagação sobre o caos e a crise causado pelas pandemias, assumindo uma perspectiva comparatista, convidamos a comunidade académica a reflectir sobre as várias configurações das epidemias desde a Antiguidade até aos nossos dias a partir dos seguintes eixos temáticos:
- Representações e releituras das diversas epidemias;
- Epidemia, catástrofe e trauma;
- Epidemia como alegoria da sociedade;
- Epidemia e declínio moral;
- Epidemia e ruptura dos discursos instituídos;
- Epidemia e representações apocalípticas;
- Epidemia e testemunho;
- Pandemia, filosofia e sociedade de controle;
- Epidemia e distopia;
- Epidemia e novas utopias pós-pandemia;
- O confinamento como motor de criatividade;
- Epidemia e resiliência;
- Epidemia e arte digital.
PROGRAMA E LIVRO DE RESUMOS
O programa do VIII Congresso APLC está disponível aqui.
O livro de resumos está disponível aqui.
CONVITE À PARTICIPAÇÃO
CONVITE À PARTICIPAÇÃO | PRIMEIRA CIRCULAR
Data de publicação: 09/05/2025
Dinâmica de grupo sobre a técnica da higiene das mãos - Dia Mundial da Higiene das MãosData de publicação: 07/05/2025
Conferência: Imagem: Ilusão e MedoData de publicação: 07/05/2025
Aula Aberta: Épica Moderna na independência de Cabo Verde (1975-2025)Data de publicação: 06/05/2025
Concurso Especial Alunos do Ensino Profissional e Artístico 2025/2026Data de publicação: 06/05/2025
Aula Aberta: Linguistic devices in the language of advertisingData de publicação: 06/05/2025
Curso Breve de Português Língua Não Materna (online) - Dia Mundial da Língua PortuguesaData de publicação: 05/05/2025
Dia mundial da higiene das mãos - Espaço Saúde +Data de publicação: 05/05/2025
Data de publicação: 22/04/2020
Cerimónia de Tomada de Posse do Reitor da Universidade da MadeiraData de publicação: 12/04/2021
Projeto coordenado pela UMa recebe financiamento no valor de um milhão de eurosData de publicação: 04/03/2024
Licenciaturas 2022/ 2023 - Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior - 3ª FaseData de publicação: 19/07/2022
Matrículas 3.ª Fase CNAES 2021/2022Data de publicação: 29/10/2021
XII Congress European Society on Family Relations - Families Across Space and TimeData de publicação: 24/01/2024
Open Forum: Linguistics, Societies & Cultures - IV.ª Semana das Artes e HumanidadesData de publicação: 23/04/2025
Conferência Internacional Projeto Europeu SoMovED (Multiplier Event): como ensinar em "movimento" da sala-de-aula?Data de publicação: 23/05/2023