Data de publicação: 09/10/2025

Vindima de conhecimento no projeto isUP-AgrO

Setembro foi mês de colheita no Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar ISOPlexis, da Universidade da Madeira. Para além das uvas, o que se recolheu este ano foi também ciência e conhecimento ao serviço da agricultura regional.

A equipa do ISOPlexis realizou a vindima em duas localizações emblemáticas: a Quinta das Vinhas, no Estreito da Calheta, e as Vinhas do Tico, no Porto Moniz. A casta estudada foi o Verdelho, uma das mais tradicionais da Região Autónoma da Madeira, conhecida por dar origem a vinhos de prestígio.

Mais do que um trabalho agrícola, esta vindima integrou o projeto europeu isUP-AgrO – Unlocking the Potential for Agricultural Research in an EU Outermost Region: boosting the ISOPlexis centre, financiado pelo programa HORIZON-WIDERA. Além da colheita, tivemos como objetivo estudar a ecofisiologia e produtividade dos vinhedos, avaliar a biodiversidade dos solos e explorar novas formas de valorização e circularidade na agricultura.

A vindima representa uma das atividades do projeto, um verdadeiro “ensaio no terreno” que permite transformar investigação em soluções práticas para os agricultores madeirenses. O nosso muito obrigado à Quinta das Vinhas e às Vinhas do Tico, pela confiança, abertura e disponibilidade, que são sem dúvida fundamentais para que se permita desenvolver a ciência no sector primário. Com estes resultados, o ISOPlexis reforça o seu papel como motor de inovação agrícola, aliando tradição e ciência para projetar a viticultura da Madeira no futuro.