
Data de publicação: 27/09/2023
XIX Colóquio CIE-UMa: Formação de professores: Contributos da investigação
O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), promove esta quinta e sexta-feira, 14 e 15 de dezembro, o seu colóquio anual, sob o tema “Formação de Professores: Contributos da Investigação”.
Especialistas, estudantes e todos os que de alguma forma contribuem para a formação vão refletir sobre questões ligadas às práticas de ensino nas salas de aula e consequentemente, à formação de professores.
O colóquio tem início no dia 14 de dezembro, às 14h, no Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas. Após a sessão de abertura, às 14h30, Nélia Amado (Universidade do Algarve) vai proferir a primeira conferência do evento, intitulada “A história repete-se: novas estratégias para problemas antigos”. Segue-se, às 15h45, a conferência "Formação contínua de professores: um modelo", por Elsa Fernandes (Universidade da Madeira). Pelas 16h45, será lançado o livro Educação e Desenvolvimento Comunitário, Liliana Rodrigues e Jesus Maria Sousa (org.).
Os trabalhos do segundo dia do colóquio começam, às 09h00, com comunicações, sobre a temática em desenvolvimento nas Oficinas em Educação. Seguem-se três simpósios, dedicados à discussão das “Ciências da Educação – O impacto da prática de ensino supervisionada no desenvolvimento da profissionalidade docente”, por Gorete Pereira e Grupo de docentes da Prática Pedagógica - Departamento de Ciências da Educação da UMa; da “Educação Física – A formação de professores de Educação Física na Universidade da Madeira – Um passado com futuro”, por Helder Lopes, Ana Rodrigues, Ana Correia, Ricardo Alves & Élvio Gouveia – Departamento de Educação Física e Desporto da UMa; e da “Educação Matemática – Trabalho de projeto na aula de Matemática”, por Nélia Amado (Universidade do Algarve) e docentes do Departamento de Matemática da UMa.
No período da tarde, os trabalhos retomam às 14h00, com a conferência “Formação de professores: o que diz a investigação?”, por Maria Assunção Flores (Universidade do Minho). A anteceder o encerramento, às 15h15 terá lugar a quarta e última conferência do colóquio, subordinada ao tema “Formação de professores na RAM, a memória como alavanca”, por Fernando Correia (Universidade da Madeira). Salientamos que toda a atividade científica do CIE-UMa é financiada pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia (Projeto UIDB/04083/2020).
Clique aqui para descarregar o programa completo em formato PDF | Clique aqui para aceder à Galeria de Imagens
Que docentes estamos a formar hoje? Que professores queremos formar? Para que Escola queremos formar? Queremos mudanças? Se sim, quais? Estas e outras questões serão objeto de reflexão conjunta durante o XIX Colóquio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), a realizar nos dias 14 e 15 de dezembro, no Edifício da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas.
O CIE-UMa, ciente da importância e pertinência desta temática, e porque se integra numa Universidade com tradição na formação dos docentes, entendeu que chegou o momento de dedicar o seu Colóquio anual, a esta matéria, constituindo-se como uma excelente oportunidade para ouvir especialistas, e todos que de alguma forma contribuem para a formação, sem esquecer os estudantes, e criar massa crítica ativa.
Na tradição das edições anteriores, o programa do colóquio inclui quatro conferências plenárias, em que participam Fernando Correia e Elsa Fernandes (Universidade da Madeira), Assunção Flores (Universidade do Minho) e Nélia Amado (Universidade do Algarve), o lançamento do livro Educação e Desenvolvimento Comunitário, e diversas sessões de comunicações orais.
Os interessados em apresentar trabalhos no XIX Colóquio CIE-UMa devem submeter os seus resumos, até ao dia 24 de novembro, através do site do evento. As comunicações devem ser enquadradas numa das seguintes áreas de investigação: Currículo, Inovação Pedagógica, Administração Educacional, e Desenvolvimento Comunitário.
Data de publicação: 19/09/2025
XI Colóquio Internacional Portugueses de PapelData de publicação: 18/09/2025
Formação Inicial de Embaixadores da Saúde Mental das Práticas Wellbeing 4.0Data de publicação: 17/09/2025
Sessão de Entrega dos Diplomas da 7ª edição Madeira da Pós-Graduação em Gestão Empresarial para Licenciados noutras ÁreasData de publicação: 16/09/2025
Universidade da Madeira associa-se ao EMACS 2025 com oportunidades de voluntariado e formação em arbitragemData de publicação: 16/09/2025
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2025 - 3.ª faseData de publicação: 15/09/2025
Mensagem à Comunidade Académica - Ano Letivo 2025/26 | 37º AniversárioData de publicação: 13/09/2025
Dia Europeu da Ação contra a Enxaqueca - Espaço Saúde +Data de publicação: 12/09/2025
Data de publicação: 13/11/2023
Distinção Alumni 2024Data de publicação: 27/03/2024
Matrículas da 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso 2019Data de publicação: 25/09/2019
Sessão de Boas-vindas - Estudantes de 2ª fases de Licenciaturas e CTeSP, de Concursos Especiais e de Mudanção de Par Instituição/CursoData de publicação: 25/09/2023
Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2023/2024Data de publicação: 18/10/2023
Seminário: Sou um nó de contradições: mas que seria de mim se o desatasse? Se, em vez de uma unidade na diversidade, fosse uma diversidade sem unidade? (Miguel Torga)Data de publicação: 29/04/2021
Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2025 - 3.ª faseData de publicação: 15/09/2025
Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2022/2023Data de publicação: 21/10/2022