Data de publicação: 14/07/2021

XV Encontro de Química dos Alimentos

O XV Encontro de Química dos Alimentos 2021 (XV EQA-2021), que irá decorrer no Funchal de 5 a 8 de setembro de 2021, em formato híbrido (online e presencial), conta já com quase 260 inscritos, tendo sido submetidos 276 resumos para Comunicações Orais e em Poster.





O evento é organizado pelo Centro de Química da Madeira (CQM) em parceria com Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) e tem como Chairman o Prof.  Doutor José S. Câmara, Presidente do Grupo de Química dos Alimentos da SPQ desde 2018. O XV EQA-2021 é reconhecido e apoiado pela Sociedade Europeia de Química e pela Royal Society of Chemistry.





A XV edição do EQA tem como tema central “Estratégias para a Excelência, Autenticidade, Segurança e Sustentabilidade Alimentar” e irá contar com a participação de cientistas de renome internacional na área dos alimentos, industriais e empresas do sector alimentar, representantes de agências nacionais e internacionais, autoridades de controle, laboratórios governamentais e comerciais, entre outros.





Este encontro é considerado o mais importante evento cientifico nacional na apresentação de resultados da investigação na área dos Alimentos dos diversos grupos nacionais e internacionais de Universidades, Politécnicos, Laboratórios de Estado e afins, mas também de grupos de R&D&I de empresas ligadas ao sector.





Constitui-se, assim, como uma oportunidade única e privilegiada para que as entidades empresariais do sector alimentar da Região Autónoma da Madeira, da restauração e afins, possam estreitar relações e estabelecer contactos e parcerias com investigadores, com vista ao desenvolvimento de sinergias conducentes à excelência e sustentabilidade dos alimentos e do sector.





Entre outros temas a abordar, merece destaque ‘Alimentos Funcionais’, ‘Compostos Bioativos’, ‘Nutrição’, ‘Química Alimentar-Estrutura e Qualidade Alimentar’, ‘Segurança Alimentar’, ‘Autenticidade e rastreabilidade dos alimentos’ e ‘Análise de dados na ciência dos alimentos’.





O programa completo e outros detalhes sobre o evento podem ser consultados no website oficial, em https://xveqa.events.chemistry.pt.





Podem igualmente contactar com a organização para os seguintes emails: xveqamadeira2021@gmail.com ou para o jsc@staff.uma.pt.